Translate

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

JUÍZO MOÇADA



O Presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira (16), o projeto de lei que regulamenta a reforma tributária.

Já estão atrasados se não foram efetuados os devidos estudos pela Administração Municipal, sobre a situação de cada empresa localizada no município e que usufrui de algum benefício fiscal em termos de ICMS, principalmente.

Como dizia o mestre professor Renato Nunes, passou da hora de reavalirmos as eventuais fraquezas e fortalezas de Itajubá.

Não esquecer a declaração do CEO da Boticário afirmando que um dos itens que levaram a empresa a decidir pelo investimento bilionário numa nova fábrica em Pouso Alegre, foi o previsto na Reforma Tributária. Antes de buscar investidores, garantir a permanência dos que já estão aqui.

Viver é Perigoso

JUÍZO GOVERNADOR



Falta de juízo dos governadores do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sule e pasmem, Romeu Zema de Minas Gerais tecerem fortes críticas ao governo federal sobre o Propag - Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados, que ele prevê descontos nos juros e parcelamento do saldo das dívidas em até 30 anos, além de criar um fundo para compensar Estados que sejam bons pagadores.

Em tempo, os próprios Estados decidem se vão aderir.

Zema, que antes havia se declarado "satisfeitíssimo" com a aprovação no Congresso Nacional afirmou nesta que só vai aderir ao Propag se os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva forem derrubados, afirmando, sem pensar, que o Governo Federal quer que “os Estados paguem a conta de sua gastança”.

De cara, levou uma traulitada do Ministro Haddad.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), rebateu as críticas feitas pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo), citando que o Zema incluiu no plano de recuperação do Estado o aumento de sua remuneração mensal, a do vice e também dos secretários estaduais (este ano, o salário do governador mineiro deve chegar a R$ 41,8 mil).

Hoje vem o Lula, aproveitando a deixa e declara que o seu governo e o Congresso deveriam receber agradecimentos dos governadores citados. Segundo Lula, o projeto "Foi uma coisa extraordinária e os cinco governadores maiores, que mais devem mais, não querem pagar."

Os governadores deveriam publicar o histórico das dívidas, como chegaram aos valores bilionários e quem deixou de pagar e a razão. Os Estados que cumpriram seus compromissos não podem ser punidos.

Agora aguente Zema.

Viver é Perigoso

CASSAÇÃO DO MANDATO

 


Deu no jornal Itajubá Notícias

Justiça Eleitoral reconhece fraude e cassa mandato de Andressa do Coletivo (PT).

Em sentença publicada na data de hoje (16) pelo juiz eleitoral de Itajubá, foi considerada fraudulenta a inclusão de Terezinha de Jesus Ribeiro, na chapa da Federação Brasil Esperança - Fé Brasil, a qual é integrada pelo PT, PV e PCdoB. E assim, o juiz eleitoral considerou fraudulenta a apresentação à Justiça Eleitoral no ano passado de toda a chapa, cassando o registro de todos os candidatos, inclusive da vereadora Andressa do Coletivo, integrante do PT. A vereadora terá três dias para tentar recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Maiores detalhes na edição do Itajubá Notícias de quarta-feira, 22 de janeiro.

Blog: Lógico que a candidata Anfressa do Coletivo deverá recorrer e seguir na sequência pelos tribunais afora. Pelo histórico, a questão da cassação dificilmente será revertida. Também é claro que os interessados dirão que é perseguição, etc, como até o pessoal do Jair diz. Fica claro o amadorismo dos dirigentes da coligação. Melhor ir pensando com quem ficará a vaga.

Viver é Perigoso 


ZÉ FERINO - O PROFETA




Encontro com o Sr. Zé Ferino nesta manhã carrancuda de quinta-feira, na Boa Vista, é claro:

- Camarada, lembrando que o empresário evangélico Malafaia disse há pouco tempo do deputado Nikolas: "Um rapaz que nem tirou a fralda na política. É até um bom garoto, mas está chegando agora. Está enganado". Só nessa tacada de criticar com meias verdades o pix, o menino deputado saltou na frente para se candidatar ao governo de Minas em 2026. Mais duas ou três jogadas dessas utilizando as redes e se desgrudando um pouco do Jair, o Nikolas poderá sair até para presidente.

- É...Faz sentidos.

Viver é Perigoso
 

CESSAR FOGO


 Viver é Perigoso

BARRADO NO BAILE


Na tentativa de convencer o ministro Alexandre de Moraes a deixá-lo comparecer à posse do presidente eleito Donald, nos Estados Unidos, marcada para 20 de janeiro, o ex-presidente Jair anexou um segundo convite no processo que corre no Supremo Tribunal Federal. Trata-se de uma chamada para participar de um baile latino, em 18 de janeiro, dois dias antes do evento principal.

“O Baile Inaugural Hispânico será realizado no sábado, 18 de janeiro, no Omni Hotel em Washington, DC. Além disso, estamos realizando uma recepção VIP exclusiva antes do evento, proporcionando um ambiente íntimo entre Titãs”

No convite para o evento que reúne lideranças latinas aliadas a Donald, afirma-se que Jair estará em um ambiente VIP, íntimo, em um encontro “entre Titãs”. O evento contará com lideranças de origem latina aliadas a Donald, como o senador Ted Cruz, o senador eleito Bernie Moreno, além de outros representantes do Congresso e lideranças conservadoras da América, do Caribe e da Espanha.Também deve haver uma homenagem ao próximo secretário de Estado dos EUA, o senador Marco Rubio, filho de imigrantes cubanos.

Viver é Perigoso

NIKOLAS 7 X 1 GOVERNO LULA



Ana Mendonça, do jornal O Estado de Minas, esclarece com propriedade o que aconteceu e o que deve vir por aí.

Desde tempos imemoriais, a literatura nos alerta sobre o poder das narrativas: histórias bem-contadas moldam percepções, reescrevem realidades e, muitas vezes, influenciam o curso da história. O deputado federal Nikolas Ferreiraparece ter assimilado essa lição com precisão. Mais do que discursar, ele domina a arte de fabricar e controlar narrativas.

Nos últimos dois dias, um vídeo protagonizado pelo mineiro viralizou nas redes sociais, apresentando uma distopia: um governo Lula, que no futuro, poderia taxar o Pix.

A crítica não foi fortuita, mas parte de uma estratégia para reforçar a imagem de um governo inimigo dos mais pobres. 

Enquanto Nikolas Ferreira se afirma  com a destreza de um maestro regendo uma orquestra em chamas, o governo Lula tenta conter as labaredas de um incêndio que já se alastra.

A comunicação fragilizada, em meio a reformulações anunciadas desde a última terça-feira , revela um Planalto vulnerável diante de um adversário incansável. Nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o ato normativo da Receita sobre o monitoramento das movimentações por Pix será revogado.

Nos bastidores, auxiliares do presidente Lula demonstram crescente incômodo. O vídeo do deputado mineiro viralizou antes que o governo conseguisse lançar sua campanha desmentindo qualquer intenção de taxar o Pix. 

Nas últimas semanas, deputados de diversas regiões do país já vinham insinuando a possibilidade de taxação, preparando o terreno para o golpe narrativo. O governo, percebendo o avanço dessa versão, precisou reorganizar sua comunicação. Foi nesse vácuo que Nikolas Ferreira se antecipou. O deputado negou a taxação, mas ao mesmo tempo lançou novas ideias no ar, ampliando o desgaste.

Enquanto a peça jairzista ganha força nas redes sociais, a equipe do novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, corre contra o tempo para reagir e tentar reverter os danos. Nikolas, inclusive, desafiou o novo secretário sobre o número de alcance nas redes. Até o fim da tarde de ontem, o vídeo do deputado mineiro tinha atingido 200 milhões de visualizações. 

O texto aponta que a estratégia de Nikolas Ferreira vai além de críticas superficiais: trata-se de um discurso construído com meias verdades e omissões calculadas. O deputado sabe onde pressionar, quais medos despertar e como transformar palavras em armas políticas.

No entanto, o mais alarmante é o terreno no qual tudo isso se desenrola: um palco em que a manipulação é a norma e a verdade se torna apenas mais um instrumento de jogo. Nikolas Ferreira, com seu carisma inegável, se firma como um ícone da resistência direitista, alimentando o poder das narrativas em um mundo digitalizado. Inclusive, comemorou: “Grande dia”. No jogo de sombras e luzes da política, o reflexo no espelho – distorcido e estratégico – é tudo o que sobra. E, talvez, seja justamente esse reflexo que molda os próximos passos dessa disputa.

O papel das big techs: as redes sociais não apenas amplificam discursos, mas são essenciais para a propagação de narrativas. “Nikolas pode até ser habilidoso em criar e espalhar mentiras, mas ele tem a seu favor a força dos algoritmos dessas plataformas. Eles sabem exatamente qual conteúdo deve ser entregue a mais ou menos pessoas. Isso transforma a manipulação em algo ainda mais eficiente, com um alcance praticamente imbatível, alimentando um ciclo de desinformação que favorece discursos como o dele."

O Estado de Minas

Viver é Perigoso

BRASILEIRA GANHADORA DO OSCAR



O Oscar já premiou uma profissional nascida no Brasil e muita gente não sabe disso.

Luciana Arrighi, 85, venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte pelo filme "Regresso a Howards End" (1994). Dirigido por James Ivory, o longa é protagonizado por Emma Thompsom, Helena Bonham Carter, Vanessa Redgrave e Anthony Hopkins

Nascida no Rio de Janeiro em 1940, a figurinista e designer de produção foi naturalizada australiana e italiana. Seu pai era diplomata e por isso morou em diversos países do mundo desde criança, sem ter a chance de viver no Brasil.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



POIS É CHEGAMOS AOS 1,6°C

2024 superou 2023. Tornando-se o ano mais quente de toda história recente do nosso planeta.

1,6° acima dos níveis pré-industriais. Alcançamos o que era considerado limite seguro. A partir daqui sabe-se lá o que de pior pode acontecer. E continuamos na marcha da insensatez.

Carlos Nobre. Climatologista do INPE uma das maiores autoridades mundiais no assunto vaticina: “A indústria e os países estão fracassando no compromisso de reduzir as emissões e, agora, superamos um marco limite. Se a gente não reduzir rapidamente, vamos bater os 2°C em breve e isso vai ser um suicídio ecológico”.

Países tropicais estão esquentando ainda mais. Lugares no Brasil ficaram 2,2° em média mais quentes. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) o Brasil viveu em 2024 o ano mais quente de sua história. O que se esperava para 2050 está acontecendo agora.

O famoso acordo de Paris previa em 2015 1,5° C em 2050. Como limite seguro. Naquele ano 2015 a temperatura já tinha subido 0,9°C. De lá pra cá foi uma escadinha. Já passamos em 8,9 anos o que deveria acontecer em décadas. E o que de prático acordado lá em Paris foi implementado? Muito pouco. E com velocidades reduzida!!! E vem aí para os próximos anos uma leva de governantes negacionistas climáticos. Donald e Javier os mais notórios.

E tudo concomitante. Maiores taxas de Dióxido de Carbono - CO2 - e Metano - CH4- na atmosfera. Maiores temperaturas. O CO2 em 2024 foi 3,0 ppm (partes por milhão) maior que 2023.

E por que essas emissões não caem? Por que população/empresas/governos nada fazem para tal. A não ser uns poucos gatos pingados. Como diz o sociólogo alemão Jens Beckert no seu livro recente: “Como Vendemos Nosso Futuro: O Fracasso em Combater as Mudanças Climáticas". É que características fundamentais da vida contemporânea —capitalismo moderno/democracia liberal/nosso apego ao consumo - tornam virtualmente impossível entregar o que a saúde futura do planeta exige.” E mais: “O decrescimento, ou qualquer política destinada a reduzir deliberadamente os padrões de vida, é "ilusório".

Consumidores verdes existem, mas sua influência é mínima. E assim por diante.” Dentro das empresas os incentivos para que elas gerem lucro faz os executivos ignorarem as ameaças climáticas futuras. Corroborando esse raciocínio vimos em um mês seis grandes bancos americanos se retirando do Net Zero Banking Alliance - uma aliança climática. Por pressão dos republicanos e do Donald.

Ou como também vaticinou o ecoeconomista Hugo Penteado há mais de 25 anos: “O sistema planetário é finito, regenerativo e circular. O sistema econômico é infinito, degenerativo e linear.”

Estamos lascados.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso