Translate

domingo, 2 de fevereiro de 2025

NOSSA ESCOLA



UNIFEI participa da primeira reunião da Andifes de 2025 e Reitor faz pronunciamento inicial

O Prof. Marcel destacou que seu primeiro ato como Reitor já representou um marco histórico para a universidade: a nomeação da professora Janaína como Vice-Reitora, tornando-se a primeira mulher a alcançar a Reitoria da UNIFEI em seus 111 anos de história.

Ao lembrar das ocorrências recentes, pediu concentração de esforços para priorização da aprovação do projeto de lei que extingue a lista tríplice nos processos de nomeação de reitores. Segundo ele, essa mudança é essencial para garantir que as universidades superem de vez esse tema e fortaleçam a autonomia universitária.

O Reitor também relembrou a todo o plenário que a saída da UNIFEI da Andifes em 2021 não refletiu a legítima vontade da comunidade acadêmica. Ressaltou que a UNIFEI agora tem uma nova gestão, com uma liderança representativa dos interesses de sua comunidade.

Por fim, reafirmou o compromisso de reconstruir e fortalecer as relações com todas as universidades federais, celebrando a oportunidade de estar novamente integrado ao coletivo da Andifes. “É uma honra estar aqui na Andifes. É uma honra representar a UNIFEI!”, concluiu.

Viver é Perigoso

ALVORADA DE GLÓRIA

 

Ligia Sarmento

Há 93 anos, na terça-feira 2/2/1932, era exibido no Cine Apolo, o primeiro filme nacional falado. "Alvorada de Glória", em P&B, distribuido pela Paramount, dirigido por Victor del Picchia, tendo no elenco, Ligia Sarmento, Nilo Fortes e Nelson Oliveira.

Ligia e Nilo são noivos apaixonados, até que são obrigados a se separar já que o rapaz é um dos rebeldes da Revolução de 1924 e é exilado. Antes da despedida, Lygia dá ao amado uma medalha de Nossa Senhora para a sua proteção.

Quando explode a Revolução de 1930, Nilo e seus companheiros voltam ao país, engajados na luta. Ao ser gravemente ferido em um combate, Nilo pede a Nelson um amigo, que devolva a medalha a Lygia e comunique sua morte, atitude essa que pode ser precipitada demais.

Certo dia em sua casa, Lygia se depara com uma fotografia de Nilo, coloca na vitrola o disco gravado pelo rapaz, e, ao emocionar-se com a canção, sem querer, quebra-o. Entretanto a música continua. Lygia se dirige ao jardim onde encontra Nilo cantando. Os dois se beijam.

Viver é Perigoso

A PONTE DISTANTE DEMAIS


O ano era 1867. O jardineiro francês Joseph Monier, cansado de ver seus vasos e jardimeiras feitos de argila, ou de argamassa de cimento e areia, danificados devido à baixa resistência desses materiais quando submetidos a esforços de tração, teve a ideia de reforçá-los, inserindo uma malha de arame no meio da argamassa durante a fabricação.

Mornier patenteou a sua invenção e a exibiu na Exposição Universal de Paris em 1867.

Assim nasceu o concreto armado.

O sucesso dessa técnica foi tal que Monier se aventurou no ramo da construção civil e, em 1875, construiu a primeira ponte em concreto armado do mundo, com 13,8 metros de vão livre. E, decorridos quase 150 anos, essa ponte ainda serve para atravessar o fosso do Castelo de Chazelet, na França.

Clovis Luciano Teixeira

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA


Ana Celia de Armas Caso, simplesmente Ana de Armas, atriz cubana e espanhola, nascida em Cuba em 1988. Começou sua carreira em Cuba e cm 18 anos mudou para a Espanha.

Quando adolescente, de Armas decidiu que queria ser atriz e, aos 14 anos, começou a estudar na Escola Nacional de Teatro de Cuba. Além da nacionalidade cubana de sua terra natal, ela detém nacionalidade espanhola, a qual adquiriu através de seus avós maternos espanhois.

Pela sua atuação no filme Blonde (2022), Blonde, onde interpreta o papel de Marilyn Monroe, tornou-se a primeira cubana a ser indicada para o Oscar de Melhor Atriz.

Quando adolescente, de Armas decidiu que queria ser atriz e, aos 14 anos, começou a estudar na Escola Nacional de Teatro de Cuba Além da nacionalidade cubana de sua terra natal, ela detém nacionalidade espanhola, a qual adquiriu através de seus avós maternos espanhóis.

Também em 2021, de Armas assumiu um novo papel como embaixadora da marca global da Estée Lauder. Estrelou em sua primeira campanha para a última fragrância da marca Beautiful Magnolia.

Viver é Perigoso

O LEOPARDO

 

Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi.

Se queremos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude.“

Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Romance, que se transformou no filme, Il Gattopardo (O Leopardo), dirigido por Luchino Visconti com Burt Lancaster, Cláudia Cardinale e Alain Delon, lançado em 1963. O romance retrata a decadência da aristocracia siciliana ao redor de 1860. Escrito pelo italiano Giuseppe Tomasi di Lampedusa, entre 1954 e 1957 e só publicado em 1958, após a tomada de barco do escritor ocorrida em 1957.

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO


Viver é Perigoso

TOMOU O BARCO



Tomou o barco hoje em Belo Horizonte, o ex-governador Newton Cardoso. Estava com 87 anos. No centro da fotografia tendo à sua direita o deputado Prof. Paulo Cesar, líder do governo na Assembleia Constituinte mineira. Também ao lado do então governador, o Sr. Jonas (avô do Pastor Junior, casado com a Joana Riera), grande liderança em Itamonte.

Sempre bom lembrar, que o grande amigo Paulo Cesar, também colega nos bancos da Nossa Escola, foi o responsável pela permanência da Helibrás na terrinha.

Viver é Perigoso