Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2025

MOÇA BONITA

 



Maria Corina Machado, engenheira venezuelana incluída na lista das personalidades mais influentes de 2025 pela revista Time.

Maria Corina, líder oposicionista ao regime de Nicolás Maduro, nasceu em Caracas em 1967 e tem três filhos.

Definida pelo jornal The New York Times como a "adversária mais detestada do governo venezuelano, uma jovem mulher com um a velocidad de uma metralhadora giratória, que muitas vezes aparece em Washington ou Madrid para denunciar o que ela chama a erosão da democracia no governo do presidente Hugo Chávez"

Declarou Maria Corina:

" Estudei engenharia, fiz pós graduação em finanças e a última coisa que imaginei na vida foi me envolver com política. Sempre vi a política como um espaço de concessões de valores, e eu não queria isso pra mim. Acreditva que a melhor forma de ajudar meu País era gerar empregos, cuidando da saúde, contribuindo pela via empresarial. Quando Hugo Chávez começou a provocar o que se tornou um confronto devastador na Venezuela, eu entendi que não podia seguir com minha vida como se nada estivesse acontecendo. Eu precisava agir. Defendia ideais liberais, acreditava que o socialismo não era o caminho para o progresso da sociedade."

Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA




Tentando responder ao questionamento do colega - "Só para entender"

A Constituição Americana é muito enxuta. Tem só 7 artigos e 27 emendas. Então quando não é previsto nela ou há legislação ou Congresso ou a justiça decide. Por exemplo o Donald usou uma lei de guerra de 1798 para justificar deportações. Um juiz federal e um tribunal barraram a medida. O governo do Donald recorreu. Só agora 3 meses depois é que a Suprema Corte de lá barrou parcialmente a medida.

Veja o caso do salvadorenho deportado por engano. Donald descumpriu decisão judicial e agora fica enrolando nos tribunais para trazer o cara de volta.Tudo se repete no caso das demissões de funcionários, das tarifas, no caso do corte das verbas da USAID, no corte de verbas das universidades...

Sobre o Congresso Americano lembre-se que é de maioria Republicana. No Senado e na Câmara. Hoje o partido é controlado quase que totalmente pelo Donald. E a Suprema Corte é majoritariamente conservadora.

O mais assustador é que quase tudo é decidido sem ouvir o Congresso. Tudo na base de decreto que lá se chama Ordem Executiva. Já emitiu dezenas. São meio parecidas com o nosso Decreto-Lei dos tempos da ditadura. Várias estão sendo contestadas.

Observador de Cena

Viver é Perigoso

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER


EXALTAÇÃO A TIRADENTES

Belíssimo samba de autoria Mano Décio da Viola, Estanislau Silva e Penteado. Samba enredo da Escola Serrinha no carnaval de 1949. A letra é um achado.

Interpretado pela Elis é, simplesmente, demais.

Viver é Perigoso

ADIOS

 

" A pessoa que pensa em construir muros, em qualquer lugar que seja, ao invés de construir pontes, não é cristão."

Papa Francisco

Viver é Perigoso

CAUSÍDICO JURÁSSICO

Estados Unidos: onde o direito está sendo sonegado

Um aspecto muito importante nas ações do governo americano no caso das deportações é a sonegação do direito de defesa aos imigrantes.

Todas as decisões da justiça contra os decretos do Donald são que não se pode deportar ninguém sem o devido processo legal. Processo ser analisado por um juiz ou tribunal.

Soa interessante que por aqui se reclama muito da existência de um xerife que manda, mas existe um processo que obedece os ritos das leis penais. O amplo direito de defesa é observado.

Nos Estados Unidos no momento não. As deportações obedecem a um rito sumário. Os deportados não estão tendo o direito de recorrer.

"Quando o imigrante é preso, ele não é expulso imediatamente dos EUA. Ele responde um processo judicial de deportação e tem direito a apresentar uma defesa, ser julgada por um juiz e receber uma ordem de deportação".

Lá realmente assumiu um xerife.

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso