Translate

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

JUÍZO MOÇADA !


" Este é um momento de tranquilidade democrática, de civismo responsável e de alegria. A gente não espera que as pessoas depositem seus dissabores na vida, ou ideológicos, diferenças que são, às vezes, o que nos enriquecem. Não esperamos que haja práticas nem de ofensas, nem de violência, nem de inaceitação das diferenças, porque é dessas diferenças que nós realizamos a pluralidade, que é um direito constitucional de todo mundo. Somos uma sociedade que a Constituição afirma como plural. Essa Constituição que garante o voto, tão duramente conquistado pelas brasileiras e pelos brasileiros."

Ministra Cármen Lúcia - Presidente do TSE

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA



Com um olhar altivo e inacessível, Nefertiti parece olhar para longe. Pouco se sabe sobre essa mulher que viveu no antigo Egito há cerca de 3.500 anos. É sabido, sim, que seu nome significa "A bela chegou". Mas se era alta ou baixa, severa, generosa ou arrogante — tudo isso jaz na escuridão da história.

Nefertiti (1370 - 1 330 a.C.) foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egito, esposa principal do faraó Amenófis IV, mais conhecido como Aquenáton. Nefertiti e seu marido tornaram-se conhecidos pela revolução religiosa, na qual adoravam apenas um deus, Áton, ou o disco solar.

Nefertiti teve seis filhas com Aquenáton: Meritaton, Mequetatom, Anquesenanom, Neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré.

Talvez nunca mais tivéssemos ouvido falar de Nefertiti se não fosse o arquiteto e egiptólogo alemão Ludwig Borchardt, que viajou ao Egito no início do século 20 atrás dos rastros da misteriosa cidade de Amarna. Em nome do Imperador Guilherme 2º, Borchardt procurava objetos para os museus reais de Berlim. 

Em 6 de dezembro de 1912, em Tell el-Amarna, cerca de 300 quilômetros ao sul do Cairo, ele e sua equipe de escavação encontraram o ateliê de um escultor que teria vivido em 1.300 a.C.. Numerosos bustos foram encontrados sob os escombros, incluindo um com a famosa coroa azul escuro. Excetuando pela falta do olho esquerdo, a figura de orelhas salientes e olhos delineados chamava a atenção por estar praticamente intacta.

De acordo com os regulamentos em vigor na época, todos os achados antigos era divididos igualmente entre o Egito e o país que realizava as escavações. Borchardt, no caso, representava o Império alemão. O busto de Nefertiti ficou com os alemães, sendo que só seria apresentada ao público em 1924.

Foi logo provocando um verdadeiro estrondo. Ela estampou capa das revistas e virou um ícone publicitário: não só de cosméticos, perfumes e joias, mas também de cerveja, café e até cigarros. Soterrada na areia do deserto por milhares de anos, Nefertiti se tornava mais uma vez um ídolo admirado — provavelmente como o fora durante a vida.

O arqueólogo egípcio Zahi Hawass não desiste da batalha contra a Alemanha para repatriar o famoso busto da rainha Nefertiti para o Cairo. Proclama que este tesouro da história egípcia foi roubado pela Alemanha em 1912.

Viver é Perigoso

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 


"Panorama Bíblico - Thiago Jeremias (234 páginas)

Presente maravilhoso recebida da amiga irmã, Edna.

Ao longo dos séculos a Bíblia tem sido uma fonte inesgotável de sabedoria, consolo e orientação para milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, reconhecemos que, para muitos, mergulhar nas páginas sagradas pode parecer uma tarefa desafiadora e intimidante. É precisamente por isso que este material foi elaborado: para servir como um guia acessível e esclarecedor para aqueles que desejam explorar e compreender as riquezas das palavras de Deus.

A Bíblia é um livro com milhares de anos de existência, sendo o mais lido, vendido, traduzido e também o mais perseguido de todos os tempos. Nenhuma verdade contida na palavre de Deus foi desmentida pela ciência. A palavra de Deus não é antiga e nem nova, ela é eterna. Composta por 66 livros distintos, 1.189 capítulos e centenas de milhares de palavras, transmitindo uma mensagem extraordinária. Deus é Amor.

Viver é Perigoso

TERRA EM TRANSE

 


Viver é Perigoso

BOA NOITE

 

Cid Moreira (1927 - 2024)

Viver é Perigoso