Translate

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

VAMOS VER



A Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) acaba de sofrer uma derrota na Justiça, que não concedeu liminar que impediria a divulgação das notas do Enamed, o exame nacional que avalia a formação de médicos.

A primeira prova do Enamed ocorreu em outubro, e o governo planejava aplicar sanções a cursos com mau desempenho. As notas serão divulgadas na próxima segunda-feira.

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA


Os Ministros da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça decidiram que mandados de busca e apreensão em residências podem ser cumpridos a partir das 5 horas da madrugada, mesmo que ainda não haja luz do dia no momento da diligência.

Viver é Perigoso 

MOÇA BONITA

 


Vera Barreto Leite, simplesmente Vera Valdez, primeira top model brasileira, tomou o barco na última quarta-feira. Estava com 89 anos.

Filha de diplomatas, estudou em Portugal e na França, onde atuou como modelo para Christian Dior. Também desfilou para Coco Chanel, entre 1958 e 1963. Foi amiga dos cineastas Louis Malle e Bernardo Bertolucci, Louis Malle e Roger Vadim.

No Brasil foi uma das modelos do costureiro Dener. Dedicou-se ao teatro, vivendo uma grande amizade com a atriz Cacilda Becker. Foi casada com o ator Luis Linhares e com o fotógrafo e jornalista Pedro de Moraes. Teve duas filhas, Paula e Mariana.

Também sofreu as agruras da ditadura, tendo sido presa e torturada pelo regime.

Viver é Perigoso

BONS TEMPOS




BILL DEAL & RHONDELS

Pelo nome, duvido que alguém se lembre de um grande sucesso deste conjunto americano formado em 1959, e que conseguiu emplacar três músicas nas paradas de sucesso de 1969.

Muitos se lembram com saudade de "I´ve Been Hurt".

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

John Chair - (Netos)
Viver é Perigoso

JÁ PASSOU DA HORA DE REPENSAR A REVOLUÇÃO



Multidões de militares, autoridades governamentais e civis se enfileiraram ao longo do trajeto entre o aeroporto de Havana e o Ministério das Forças Armadas para receber, sob aplausos, o cortejo fúnebre com os restos mortais de 32 soldados cubanos mortos na Venezuela.

Os líderes do país, de Raul Castro ao presidente Miguel Díaz-Canel -  estavam no aeroporto para receber as urnas com as cinzas dos seus "32 heróis falecidos".

Na entrada do edifício do ministério, cada urna estava coberta com uma bandeira cubana e colocada ao lado de uma fotografia de cada soldado ou oficial de inteligência, sob as palavras "honra e glória".

Mas, apesar da pompa e das honras militares, foi um episódio que trouxe um choque de realidade para a Revolução Cubana.

BBC

Viver é Perigoso

TAMBÉM ACHO



O ministro Dias Toffoli perdeu todas as condições necessárias para arbitrar com imparcialidade e diligência técnica o estrepitoso escândalo do Banco Master e por isso deveria se afastar do caso.

Editorial da Folha de São Paulo

Blog: Ah! , também o Moraes.

Viver é Perigoso

MOÇO BONITO

 


O infectologista brasileiro Marcus Lacerda foi nomeado diretor do Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR) da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

O novo diretor nasceu em Taguatinga, graduou-se em Medicina pela Universidade de Brasília  e especializou-se em Infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado, no Amazonas. Hoje, é professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e professor adjunto da University of Texas Medical Branch. Além disso, é pesquisador especialista em Saúde Pública da Fiocruz, onde coordena o Laboratório Instituto de Pesquisas Clínicas Carlos Borborema, vinculado à Fiocruz Amazônia, em Manaus, e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Os trabalhos de Lacerda o levaram a se tornar um líder internacional em pesquisa sobre malária, especialmente no manejo e eliminação do Plasmodium vivax, um dos parasitas que causam a doença. Além disso, o especialista também se dedica a temas como HIV, histoplasmose, arboviroses, acidentes ofídicos, Covid-19 e outras enfermidades emergentes.

Em tempo, Lacerda esteve à frente do primeiro estudo no país que comprovou a ineficácia da cloroquina para tratar Covid-19 e chegou a ser alvo de perseguições durante a pandemia, precisando de escolta armada.

Viver é Perigoso

COM A PALAVRA AS AUTORIDADES




Estudo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) mostra que o crescimento no número de suicídios no Estado coincide com a falta de estrutura da saúde pública para lidar com o adoecimento mental. 

Levando em conta a realidade em 66 microrregiões, o Estado tem verdadeiros desertos assistenciais com uma distribuição desigual dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e baixa oferta de psiquiatras.

Nos casos mais extremos, há áreas com um único centro para atender uma população de 200 mil pessoas. Também é comum encontrar áreas com um único psiquiatra para cada 100 mil habitantes. A pesquisa mostrou que quanto mais restrita a rede assistencial, maiores as taxas de mortes desse perfil.

Estudo, divulgado em 2025, mostrou que as cinco microrregiões com as menores taxas de cobertura de Caps em Minas são: Diamantina, com um serviço para 86 mil habitantes; Governador Valadares, um para cada 137 mil; Itaguara, um para aproximadamente 72 mil; Itajubá, um para 200 mil; e São João del-Rei, um para 198 mil moradores.

A microrregião de Itajubá, no Sul de Minas, que apresenta a menor disponibilidade de estrutura, tem uma média de dez suicídios por 100 mil habitantes. 

Para efeito de comparação, na microrregião de Aimorés, no Rio Doce, que apresenta uma das menores taxas de mortes do tipo, a média é de cerca de quatro suicídios por 100 mil habitantes. Em todo o estado, o número de autoextermínios subiu 34% de 2014 a 2024, passando de 1.357 para 1.825.

O Tempo

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO...

 

Viver é Perigoso

TRANSFERÊNCIA



APTIV EM ITAJUBÁ !

METALÚRGICOS EM ASSEMBLEIA APROVAM ACORDO NEGOCIADO PELO SINDICATO 

Nesta quinta feira, dia 15, os trabalhadores Metalurgicos da APTIV, aprovaram o acordo negociado pelo sindicato para abertura de uma nova unidade da empresa em Itajubá.

"...Serão dois turnos, e serão transferidos da unidade de Paraísopolis, 280 trabalhadores em 09 de fevereiro, e 170 trabalhadores no final de fevereiro, totalizando 450 trabalhadores..."

Blog: Pois é...

Viver é Perigoso