Translate

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

VIVER É PERIGOSO


 No sentido de crítica, um conhecido quase amigo indagou hoje na saída da Drogasil, da antiga Praça do Soldado, hoje, transformada em Praça do Helicóptero.

- Por que, tão somente têm espaço nas postagens do "ViveréPerigoso", os comentaristas, "Mercado Logico", "Observador de Cena", "Perlustrador da Mantiqueira", "Causídico Jurássico", que escrevem bem, mas todos mais ou menos com posições parecidas com as do Zelador ? Porque outros comentaristas com pensamentos diferentes não tem espaço ? Onde está a democracia tão pregada ?

- Respondi já entrando no carro. Porque ainda não apareceu ninguém no Blog, vamos dizer assim, com viés acentuado de direita com jeito para defender seus pensamentos. No máximo, conseguem se expressar escrevendo: "Faz um L".

Sei que existem direitistas, com facilidade para se expressar em textos curtos, frequentando o espaço do "viver". Fácil: só arrumar um pseudônimo e enviar seus comentários, que desde que não ofendam ninguém, será publicado. Claro, arrumaremos uma imagem para identificação.

Viver é Perigoso 

 

CANTINHO DA SALA

 

Tom Thomson - The Pool (1915)

Viver é Perigoso

PROCRASTINAÇÃO

 

Viver é Perigoso

FATO ISOLADO ?


Ainda não li nada sobre o primário atentado acontecido ontem (13) com bombas na Praça do Três Poderes. Ouvi a notícia e voltei ao jogo do Flamengo.

Informações iniciais davam conta que a pessoa diretamente envolvida era filiada ao PL e jairzista de raíz.

Poderia ser considerado um fato isolado.

Mas, lamentavelmente, nestes últimos quase dois anos, tenho lido e ouvido de passagem (recuso-me a ouvir por completo), de pessoas bem vividas e postas na sociedade, desejos que bombas explodissem e metralhadoras fosses disparadas contra instituições, mais diretamente ao Supremo Tribunal Federal.

Uma mistura de brincadeiras de mau gosto e realidade. Quem ainda não leu ou ouviu absurdos tais ?

Infelizmente teremos que conviver com esses disparates ainda por um longo tempo, e o pior, o clima poderá recrudescer com a posse do novo governo ao norte.

Oremos.

Viver é Perigoso     

MERCADO LÓGICO



Voltamos a insistir por quê 1,5ºC?

O aumento da temperatura média do planeta já tem causado graves consequências. Como a maior frequência de eventos extremos. E dias com frio ou calor acima do normal. Muita chuva ou falta dela. Além de mudanças que podem ser irreversíveis em todo o planeta. A ciência tem mostrado que limitar o aumento da temperatura média em 1,5ºC, em comparação com o período pré industrial é essencial para evitar efeitos ainda mais catastróficos.

O que é carbono e como ele influencia a temperatura do planeta?

Esse elemento natural é essencial para todos os seres vivos do planeta. Mas a queima de combustíveis fósseis. O desmatamento e outras atividades humanas liberam carbono na forma de CO2 na atmosfera. E ajudam a elevar a temperatura da Terra. Para enfrentar as mudanças climáticas, precisamos de diversas soluções. Duas delas são essenciais: a descarbonização da geração de energia. E dos processos industriais e agrícolas. E um mercado de carbono bem regulado e inclusivo. Ao que tudo indica vai avançar na COP 29 iniciada no Azerbaijão.

Então? Algumas consequências já presentes

Segundo relatório recente da FAO- Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Sobre impactos na agricultura e segurança alimentar nos últimos 30 anos, . A agricultura e a pecuária globais perderam cerca de US$ 3,8 trilhões devido a catástrofes. A maioria delas ligada a eventos climáticos extremos. Exemplo recente as enchentes do RS.
Esse valor equivale ao dobro do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. Os países mais afetados foram aqueles de renda baixa/média baixa. Que perderam em média 10% e 15% do PIB agrícola, respectivamente. Colocando ainda mais em risco a segurança alimentar das populações carentes. 

Por isso é que certos políticos negacionistas dos países ricos não estão nem aí para a crise climática.

Lembrando do dito popular: “A corda sempre arrebenta do lado mais fraco”

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso