Translate

quarta-feira, 15 de maio de 2024

PLANO MARSHALL

 

George Marshall


Declarou o Governador Eduardo Leite:

" O Rio Grande do Sul vai precisar de um Plano Marshall de reconstrução".

Marshall ?

George Marshall foi Secretário de Estado americano no pós Segunda Guerra Mundial. General que serviu ao seu país na 1ª e na 2ª Guerra mundial. Nasceu em 1880.

Em 1947 foi nomeado Secretário de Estado, preparando desde o primeiro momento um plano para a recuperação econômica europeia, uma economia que tinha ficado devastada como consequência da Segunda Guerra Mundial.

O Plano que levou o seu nome, foi a principal iniciativa dos Estados Unidos para reconstrução dos 16 países europeus, todos eles aliados.

Os estadunidenses deram ajuda econômica em valores que variam, a depender das fontes utilizadas, entre 12,6 a 14 bilhões de dólares na época, o equivalente a cerca de 150 milhões de dólares ajustado pela inflação.

Em 1944 foi eleito "Homem do Ano" pela revista Time, fato que se repetiria em 1948. Em 1953 foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz.

Tomou o barco em 1959. Encontra-se sepultado no Cemitério Nacional de Arlington.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA


De novo citando o filme - Never Look Away - Nunca Deixe de Lembrar - (Netflix), indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019, inspirado na vida do pintor, escultor, alemão Gerhard Richter.

Notícias de hoje dão conta da localização da pintura "Witwe ou Viúva", de Lasar Segall, considerada perdida na Europa, pelo marchand Paulo Kuczynski e que estará no centro da mostra 'Witwe, uma Pintura Reencontrada ", no Museu Lasar Segall, com inauguração marcada para 19 de maio.

Lembrando, em 1937, o governo de Adolf Hitler lançou uma campanha oficial contra o que considerava "arte degenerada", rotulando assim todas as obras que não se encaixavam nos padrões clássicos de beleza e representação natural, que valorizavam a perfeição, harmonia e equilíbrio das figuras. Todas as obras desenvolvidas dentro das vanguardas modernas como cubismo e expressionismo eram consideradas "degeneradas" pelos nazistas.

O governo nazista confiscou cerca de 16 mil obras, incluindo aproximadamente 50 de autoria de Lasar Segall. Ainda em 1937, 650 dessas obras foram apresentadas na mostra "Entartete Kunst" (Arte Degenerada).

A pintura Witwe ou Viúva, fez parte dessa exposição em Munique.

Para os que estão chegando agora, Lasar Segall nasceu na Lituânia em 1889. Esteve no Brasil em 1912 visitando sua família. Veio de mudança em 1923. Em 1925 mudou-se para Paris. Em 1932 voltou definitivamente para o Brasil, onde tomou o barco em 1957.

Viver é Perigoso

A GRANDE DAMA DO BLUES E DO SOUL


" I'd Rather Go Blind ", blues escrito por Ellis Jordan, com créditos de co-autoria de Billy Foster e Etta James, que escreveu em sua autobiografia "Rage To Survive" que ouviu a música cantada por seu amigo Ellington "Fugi" Jordan quando o visitou na prisão. Ela então escreveu o resto da música com Jordan. Por razões fiscais, deu o crédito de sua composição ao seu parceiro na época, Billy Foster.

Foi gravado pela primeira vez por Etta James em 1967, quando de uma pausa no vício da heroína. Lançado no mesmo ano, tornou-se considerado um clássico do blues e soul.

Todos sabem que o "ViverePerigoso" é fã de carteirinha da Jamesetta Hawkins, simplesmente Etta James, nascida, filha de uma mãe solteira de 16 anos, em Los Angeles em 1938.

Etta,ficou na 22ª posição entre os maiores cantores de todos os tempos, pela revista Rolling Stone, sendo a 3ª mulher mais bem colocada, ficando atrás apenas de Tina Turner e de Aretha Franklin.

Vida sofrida. Tomou o barco em 2012.

Viver é Perigoso

NÃO HAVIA PENSADO NISSO

 


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse estar preocupado com um possível impacto negativo das doações aos gaúchos vítimas das enchente. Ele afirmou temer danos ao comércio.

“Um dos pontos que pedi à nossa equipe é que ajude a estruturar na medida do possível ferramentas e canais para que aquelas pessoas de outros locais que queiram fazer doações possam fazê-las ajudando o comércio local que está impactado. Porque, na verdade, quando você tem um número tão grande de doações físicas chegando ao Estado, há um receio, pelo que já observamos em outras situações, sobre o impacto que isso terá no comércio local. Você tem uma cidade que foi impactada, um comércio que foi impactado, e o reerguimento desse comércio fica dificultado na medida em que você tem uma série de itens que estão vindo também de outros lugares do país”.

O governador disse ainda que não queria ser entendido como alguém que está desprezando as doações. "Pelo contrário. Mas inclusive isso, também, gera uma preocupação aqui pra nós sobre o impacto no comércio local do Rio Grande do Sul. 

Vive é Perigoso

ENQUANTO ISSO

 

Viver é Perigoso