Translate

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

MOÇA BONITA


Completando hoje (19) seus 80 anos, a cantora, compositora e atriz americana, Dolly Parton. Descrita como uma "lenda do country", Parton já vendeu mais de 100 milhões de discos mundialmente, configurando-se com uma das artistas mais vendidas de todos os tempos. Parton já escreveu mais de 3.000 canções, incluindo os sucessos "I Will Always Love You", também gravado em 1992 pela Whitney Houston para a trilha sonora do filme "O Guarda Costas," se tornando um sucesso mundial.

Em 1966 casou-se com o administrador Carl Tomas Dean. Ficaram juntos por 59 anos, até a tomada de barco do Carl Thomas em 2025. Não tiveram filhos.

Dolly Parton já venceu 11 Grammy Awards e já foi indicada ao Oscar. Em 1984, recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 2005, ela foi homenageada com a Medalha Nacional das Artes, a maior honraria concedida pelo governo dos EUA por excelência nas artes. Em 8 de maio de 2009, ela recebeu um título honorário de "Doutora em Letras Humanas" do curso de Artes e Ciências da Universidade do Tennessee. Em 2021, ela foi incluída na Time, a lista anual da revista Time das "100 pessoas mais influentes do mundo." Em 2022, a NASA nomeou o asteroide 10731 de "Dollyparton" em sua homenagem; Em 2023, ela foi classificada em 27º lugar na lista da Rolling Stone dos "200 maiores cantores de todos os tempos.

Ela fundou várias organizações filantrópicas, a principal delas sendo a Dollywood Foundation, que administra uma série de projetos para levar educação e alívio da pobreza ao leste do Tennessee, onde ela foi criada.

Viver é Perigoso

AVALIAÇÃO - ENAMED

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Dos 351 cursos avaliados, 107 ficaram com notas 1 e 2 e vão receber sanções. Outros 243 cursos tiveram avaliações regulares e boas, com notas de 3 a 5.
De acordo com a avaliação:
🔴 24 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 1, o menor índice;
🔴 83 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 2;
🟢 80 cursos ficaram com conceito Enade 3;
🟢 114 atingiram o conceito Enade 4; e
🟢 49 ficaram com conceito Enade 5.
8 cursos não vão mais poder receber alunos, estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
13 cursos vão ter que reduzir pela metade o número de cursos e também estão suspensos do Fies e de outros programas federais;
33 cursos vão ter que reduzir em 25% o número de vagas, além de estarem suspensos do Fies e de outros programas federais;
45 cursos não podem mais aumentar o número de vagas.

Resultados na Região so Sul de Minas

Afya Faculdade de Medicina de Itajubá - 3
Univas - Universidade do Vale do Sapucaí - Pouso Alegre - 4
Universidade Federal e Viçosa - 5
Unifenas - Alfenas - 3
Puc Minas - Poços de Caldas - 3
Universidade Federal de Lavras - 4
Universidade Federal de Alfenas - Unifal - 4
Universidade do Estado de Minas Gerais - Passos - 3
Faculdade Atena - Passos - 2 

Viver é Perigoso

PERGUNTAR NÃO OFENDE

 

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO



Quem deveria ser o homem mais bem informado do mundo?

Sem dúvida seria o presidente dos Estados Unidos. Várias agências ao seus dispor (FBI, NSA, CIA). Órgãos de assessoramento os mais diversos e especialistas. Pelo menos 15 secretarias (equivalentes aos nossos ministérios). Chefias de gabinetes, assessorias as mais diversas.

Recebe diariamente briefings sobre os mais variados assuntos. Desde segurança nacional a relações com outros países. Governos e economias mundiais. Como estão as bolsas mundiais. Briefings também dos principais órgãos de imprensa e com certeza das redes sociais.

E para que serve tudo isso? Para tentar fornecer informações para a tomada de decisões mais corretas e previsíveis possíveis. Que impactam tanto o plano nacional como o internacional.

O que temos visto nesse segundo mandato do Donald? Principalmente um presidente intempestivo e imprevisível que acha que pode tudo. E que todos devem se submeter a ele. Diferentemente do 1º mandato escolheu propositadamente secretários inexpressivos que só dizem amém as loucuras do chefe. Um que disse o que ele não queria ouvir foi escanteado logo nos primeiros dias: Elon Musk.

Não vamos mais analisar as decisões econômicas. Já se provou que com o tarifaço não recuperou a economia americana como apregoado. A briga com o FED o Banco Central de lá mostra para baixar os juros claramente mostram as dificuldades inflacionárias. O recuo de muitas tarifas outro.

Já comprovando: O ouro teve valorização de mais de 60% em 2025. Enquanto dólar perdeu valor globalmente. No Brasil caiu quase 12%. Burrice. Mesmo sendo economista Donald enveredou pelo caminho contrário. Com todas as informações disponíveis. Tanto das agências que o assessoram. Como da sua formação acadêmica.

Vamos a outro assunto. Venezuela. Remoção até que aceitável para muitos do caudilho Maduro. Mas achar que vai consertar o país com a receita petróleo é de novo falta de aceitar lição da história. Exemplo? Guerra do Iraque. Bush filho invadiu com pretextos mentirosos. Prometeu revitalizar a economia. E pagar os custos da guerra com a reativação da indústria do petróleo. Só que como na Venezuela por causa dos embargos de décadas a produção/refino/vendas estavam decrescentes. Cerca de 30% do que era. Investiram bilhões e até hoje 23 anos depois o Iraque não voltou ao normal. Venezuela produzia 3 milhões de barris. Por causa do boicote hoje extrai menos de 1 milhão.

Outra coisa já mostrada pelas grandes petroleiras ao Donald. Há um excesso de petróleo no mundo. Por isso o óleo está perto dos US$ 60. Por barril. Graças a Deus!!!Fruto de uma maior participação das energias renováveis. Petróleo da Venezuela, outro tiro no pé.

Assunto do momento na extensa criação de fatos diários pelo governo (?) americano – Groenlândia. Ou me vendem ou eu tomo. Com a desculpa esfarrapada de segurança. Já existe uma base militar americana na maior ilha do mundo. E a proteção de qualquer ameaça russa pois a Dinamarca que detém a ilha é da OTAN. Aliás é a OTAN que ele quer enfraquecer ou acabar. Para permitir ao amigo e ídolo Putin avançar mais sobre a Europa.

Outra coisa. Por que voltar o assunto Groenlândia agora? Coincidentemente com a assinatura do Tratado UNIÂO EUROPÈIA-MERCOSUL, não é mesmo? Expansão territorial mesmo sobre países amigos e aliados e domínio econômico. Só isso na cabeça do DESAGREGADOR.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso