Translate

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

POUSO ALEGRE

 


A Prefeitura de Pouso Alegre celebra o resultado expressivo do município no Valor Adicionado Fiscal (VAF) para 2025, conforme publicação da Resolução SEF 5866 do dia 27/12/2024, consolidando-se como o 2º maior arrecadador do Sul de Minas e ocupando a 7ª posição no ranking estadual.

O município também registrou um crescimento significativo de 12% em relação ao índice anterior, destacando-se como um dos principais polos econômicos de Minas Gerais. 

O resultado demonstra ainda que, Pouso Alegre e Extrema, juntas, representam impressionantes 57% do VAF dos 10 maiores índices do Sul de Minas, reforçando a relevância no cenário regional. No âmbito do Estado, 20 municípios concentram 50% do VAF de Minas Gerais.

O VAF, calculado anualmente pelo Governo do Estado, é um indicador que reflete a movimentação econômica das empresas locais, sendo o principal critério para definir a participação dos municípios nos repasses do ICMS. O Valor Adicionado Fiscal (VAF) representa os recursos que retornam ao município e são aplicados diretamente na melhoria da qualidade de vida da população. 

O desempenho no VAF reafirma Pouso Alegre como um dos principais motores econômicos de Minas Gerais. Com uma localização estratégica, infraestrutura e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, a cidade segue atraindo grandes investimentos e consolidando sua posição como referência no estado.

Viver é Perigoso

NÃO NOS ENCONTRAREMOS LÁ *



Não nos encontraremos em Santa Rita do Sapucaí, entre 1º e 4 de março. A cidade  estará agitada com mais uma edição do Bloco do Urso. As atrações foram anunciadas. Já está rolando a venda de ingressos individuais.

O maior nome é Ivete Sangalo, a rainha do axé. Esta será a segunda vez que Ivete cantará no bloco.  Além de Ivete, estão confirmados :

Dia 1 - Sábado -  Zé Neto e Cristiano, Dennis DJ e Turma do Pagode;
Dia 2 - Domingo - Ivete Sangalo e Léo Santana;
Dia 3 - Segunda -  Hugo e Guilherme, Alok e A Zorra;
Dia 4 -  Terça -  Monobloco e DJ GBR;

Já está rolando a venda de ingressos individuais. As formas de pagamento são em dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito e PIX, nos pontos de venda, ou também boleto à vista e cartão de crédito com comissários oficiais.

Blog * Porque do "não". Primeiro porque não aprecio carnaval e segundo por não apreciar e em alguns casos, não conhecer, as atrações.

Viver é Perigoso

PACHECO - ITAJUBÁ - MINAS E ENERGIA - TUDO A VER



A reforma ministerial do governo Lula, prevista para acontecer em fevereiro, depois da eleição para a presidência da Câmara e do Senado, deve mudar a representação de Minas Gerais no primeiro escalão da gestão petista. 

O ministério de Minas e Energia, hoje comandado pelo mineiro Alexandre Silveira (PSD), pode mudar de mãos, e o senador pelo Estado, Rodrigo Pacheco (PSD), atual comandante do Congresso, estaria avaliando deixar o Legislativo rumo à Esplanada dos Ministérios.

No caso de Pacheco, a vontade de dar um lugar de destaque ao senador viria do próprio governo petista. Ele é a principal aposta da esquerda em Minas para ter um candidato competitivo na disputa contra um candidato apoiado pelo governador Zema. 

Estar no ministério seria uma alternativa para manter a visibilidade de Pacheco até 2026, quando ocorre a próxima eleição. A dificuldade principal estaria justamente em convencer Pacheco.

A pasta seria um dos interesses do senador David Alcolumbre (União-AP), favorito na disputa pela presidência do Senado. Pessoas próximas ao Planalto dizem que ele já teria, inclusive, solicitado o ministério ao presidente Lula, que aguarda ainda a definição dos rumos das eleições no Congresso para avançar nas conversas.

A indicação de Silveira estaria na cota de Pacheco, mas se o senador também assumir um cargo na Esplanada, ficaria difícil justificar a continuidade do mineiro à frente de um ministério dessa envergadura. 

(O Tempo)

Viver é Perigoso

CAUSÍDICO JURÁSSICO


A beleza da idade. Aspecto da idade mais avançada nas amizades

Ter amigos é muito bom, amigos antigos então não se fala. Como diria o zelador amigos de priscas eras.

Estudos mostram que não é ser extrovertido ou introvertido que proporciona a conquista de novas e boas amizades. Outro fator influencia: a idade. Com a idade as amizades passam a ser fontes de felicidades e satisfação com o vida. Em muitos casos até maiores do que proporciona a própria família. Amizades verdadeiras podem ser mais engraçadas, com menos tensão que muitas das relações familiares.

Enquanto jovens tendem a procurar novas amizades os idosos, por causa da expectativa de menos tempo de vida, tendem a ser mais seletivos, com laços de amizades de alta qualidade. Os estudiosos chamam de Seletividade Socioemocional. Os jovens vêm o futuro em expansão necessitando novas conexões. Já nos mais velhos se concentram em passar mais tempo com pessoas conhecidas.

Idosos têm capacidade de perdoar mais fácil e cultivam a positividade com os amigos escolhidos. Disso tudo resulta o “efeito da positividade”.

Na pandemia com as dificuldades de contato aconteceu até com os mais jovens. Pessoas de todas as idades privilegiaram parceiros mais significativos.

Mas entre amigos de todas as idades, uma lição importante: sempre é preciso saber ouvir. Como foi publicado aqui outro dia do eterno Rubem Alves: “Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.....Precisamos reaprender a ouvir... Daí a importância de saber ouvir os outros: A beleza mora lá também. 

Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.”

Abraços aos amigos longevos.

Causídico Jurássico

Viver é Perigoso

GRANDE DIDI

 

Viver é Perigoso