Translate

sábado, 27 de julho de 2024

HINO AO AMOR



Hymne à l'amour, como todos sabem, é uma canção francesa de 1949 com letra de Edith Piaf e música de Marguerite Monnot. Foi cantada pela primeira vez por Piaf naquele ano e gravada por ela na década de 1950.

Edith escreveu para o amor de sua vida, o boxeador francês Marcel Cerdan.

Marcel Cerdan tomou o barco em 28 de outubro de 1949, na queda de um avião da Air France, quando viajava de Paris para Nova York para ir vê-la. Ela gravou a música em 2 de maio de 1950.

Marcel Cerdan foi um boxeador profissional francês e campeão mundial do Médios. Sua vida foi marcada por suas conquistas esportivas, estilo de vida social e, finalmente, tragédia. Cerdan se tornou uma figura popular da cena parisiense. Embora casado e com três filhos, ele teve o envolvimento com Edith Piaf. O caso durou do verão de 1948 até sua morte no outono de 1949.

A música foi cantada ontem (26) por Celine Dion do primeiro andar da Torre Eifel, quando da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.

Em tempo, foi a primeira apresentação pública de Celine Dion, desde 2020, após ser apresentada com a Síndrome da Pessoa Rígida em 2022.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA



Ouvi e li tanto sobre "As Meninas", que, há séculos, de passagem por Madrid fui lá conferir.

"As Meninas" é uma pintura de 1656 por Diego Velázquez, o principal artista do Século de Ouro Espanhol. Ela está no Museu do Prado na capital espanhola. A composição enigmática e complexa da obra levanta questões sobre realidade e ilusão, criando uma relação incerta entre o observador e as figuras representadas. Por essas complexidades, As Meninas é uma das obras mais analisadas da pintura ocidental.

O quadro As Meninas está ambientado no estúdio de Velázquez, na Real Alcázar de Madri, uma fortaleza convertida em palácio real onde vivia o rei Felipe 4º (1621-1665) com sua família.

Palavras usadas por Javier Portús Pérez, um especialista em arte sobre a obra :

"Tem todos os ingredientes para que especulemos sobre ele por séculos e séculos."

Procure ler sobre os cinco mistérios que rondam a "joia da coroa" do Museu do Prado.

1. A sala e o posicionamento do espectador
2. Os personagens e a interação entre eles
3. O reflexo no espelho
4. A cruz de Santiago e a controvérsia das datas
5. O papel de Velázquez

Por falar no Museu do Prado, em lá estando, use um tempo para observar o quadro "A Maja Desnuda", uma das mais célebres obras de Francisco de Goya. O quadro foi pintado antes de 1800, entre 1790 e 1800.

Viver é Perigoso

DE POUSO ALEGRE

 


Pois é, dos 10 homens mais ricos do Brasil, 4 são da família Moreira Salles. Fernando, Pedro, João e Walther, têm juntos, US$ 22,1 bilhões, ou traduzindo, um pouco mais de R$ 130 bilhões.

São filhos do pousoalegrense Walther Moreira Salles, nascido na cidade vizinha em 1912, tendo tomado o barco em 2001.

Walther Moreira Salles, empresário, diplomata e advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco.

Viver é Perigoso