Translate

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

2026 - TRANSPARÊNCIA

 


Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

GERAÇÃO DE EMPREGOS




O Brasil criou 85.864 novas vagas de emprego formal, ou seja, com carteira assinada, em novembro, segundo mostram os dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, divulgados nesta terça-feira (30/12) pelo Ministério do Trabalho e Emprego .

Minas Gerais ficou com um saldo negativo de (-) 8.740

Resultado de algumas cidades do Sul de Minas com resultado positivo.

Extrema + 473

Varginha + 370

Lavras + 122

Alfenas + 96

S.S. do Paraíso + 28

São Lourenço + 19

Brasópolis + 16

Borda da Mata + 10

Itajubá + 3

Maria da Fé +3

Viver é Perigoso

ZÉ FERINO E O VAR



Tradicional encontro na Feira de Terça na Barraca de Pastel, com o Sr. Zé Ferino. Conversa um pouco prolongada face ser a última do ano.

- Camarada, boa hora para um rápido balanço. Vou citar uns temas e o pessoal comenta à vontade.

Primeiro, penso que seria muito bom a eliminação do chamado VAR, ou seja, o Video Assistant Referee, no futebol. Voltaríamos a discutir a semana toda de foi penalti, se foi impedimento ou não, se foi falta para expulsão. Implicaria em total responsabilidade para os árbitros, é claro. De imediato não sobraria tempo para as ridículas, absurdas e deplaráveis discussões sobre política, que inundam as reuniões, inclusive, de família.

Segundo, está mais do que na hora de ser estabelecido um período de mandato de no máximo 8 anos para os ministros do STF.

Terceiro, proibição de reeleição para mais de uma vez para todos os cargos políticos no País.

Quarto, proibição de salários para vereadores, que teriam direito ao uso de um celular, de propriedade da Câmara e de um assessor. O cargo não deve ser considerado emprego.

Quinto, estabelecimento de cláusulas que impeçam parentes e próximos de pessoas exercendo cargos públicos tenham participação em eventos que possam significar algum tipo de interferência.

- Éhhh Sr. Zé, faz todo o sentido. Concordo inteiramente com o Senhor.

Viver é Perigoso

MOMENTO MÁGICO

 

Brigitte Bardot e Pelé se encontram em 1971 no Parque dos Príncipes, em Paris, na França

Brigitte Bardot e Pelé se encontram em 1971 no Parque dos Príncipes, em Paris, na França

Viver é Perigoso

POIS É...



A taxa de desemprego do Brasil caiu no trimestre encerrado em novembro para 5,2%, mostram dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual é o menor registrado em toda série histórica da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), iniciada em 2012.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO




A expressão é "tem que doer na pele”. 

É uma expressão idiomática comum na língua portuguesa. Que significa que uma pessoa precisa sentir as consequências ou o sofrimento de uma situação para realmente entender ou aprender a lição. O seu significado está relacionado à ideia de que o aprendizado só é efetivo. Ou a mudança de comportamento só ocorre quando a experiência é pessoal e dolorosa.

Então não está sendo doloroso o calorão ao qual quase 1.300 cidades estão submetidas?

Temos o defeito de achar que o mal que já passou não voltará. Vamos lembrar dos dados sobre extremos de temperatura no Brasil:

- Mais de 6 milhões de brasileiros enfrentaram pelo menos 150 dias de calor extremo em 2024 

– Um ano marcado como o mais quente da história da Terra. Isso significa temperaturas que muitas vezes ultrapassaram os 40°C. Mas o calor atingiu todo o país: todas as cidades brasileiras enfrentaram ao menos um dia com temperaturas máximas extremas.

- O país viveu a pior seca da sua história, que afetou todo o território nacional, mas foi mais grave no Norte. Deixando rios secos e populações isoladas, sem acesso a serviços básicos.

- O Brasil viu queimar mais de 30 milhões de hectares, o que é quase o tamanho da Itália, em 2024. O fogo é reflexo de ação humana. Mas a proporção é consequência da falta de umidade. Resultado das altas temperaturas.

- Houve recorde de dengue: foram mais de 6 milhões de casos da doença. Que é favorecida pelo calor.

- Pela primeira vez, especialistas identificaram uma região de clima árido no Brasil.

- Informa o Climatempo: Verão brasileiro de 2025 (janeiro a março) é segundo mais quente da história. Aumento expressivo da temperatura do recorde de 2024. Ocorreu mesmo sem a forte influência do fenômeno El Niño. A temperatura registrada neste período ficou 0,73°C acima da média anual do período entre 1991 e 2020, quase alcançando o recorde do verão anterior, em 2024.

- Informa a OMM: Organização Meteorológica Mundial: A média global da temperatura entre janeiro e agosto/25 ficou 1,42 ºC acima dos níveis pré-industriais. Os últimos onze anos foram os mais quentes da série histórica iniciada há 176 anos. Lembremos que a meta do Acordo de Paris era de 1,5º C a serem atingidos em 2050!!!

A tendência de aquecimento extremo continua. Aqui e no mundo. Impulsionada por concentrações recordes de gases de efeito estufa. Dados preliminares apontam novos recordes em 2025 para dióxido de carbono, metano e óxido nitroso. O CO2, por exemplo, saltou de 278 ppm em 1750 para 423,9 ppm em 2024. Com aumento recorde de 3,5 ppm em apenas um ano!

O calor oceânico também. Subiu, superando os níveis de 2024. Mais de 90% da energia excedente gerada pelo efeito estufa é absorvida pelos oceanos. Isso intensifica tempestades. Acelera o derretimento polar. E contribui para a elevação do nível do mar. Entre 2016 e 2025, o ritmo médio de aumento do nível do mar dobrou, atingindo 4,1 mm por ano.

A cobertura de gelo do Ártico atingiu em março seu menor nível já registrado. Na Antártica, os índices também ficaram entre os três piores da série. Todos os sistemas glaciais monitorados perderam massa pelo terceiro ano consecutivo.

E aí ? Apesar de todas essas evidências. E dos alertas científicos continuamos na Marcha da Insensatez. Principalmente nossas elites. Como se não fosse responsabilidade de cada um de nós. Cobremos nossos administradores/vereadores municipais. Lembrem do lema da ONU: "Pense globalmente, aja localmente."

Querem “sentir na pele”? Saiam ao sol às 14, 15 horas em qualquer cidade dessas 1.300 cidades afetadas.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso