Translate

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

MOÇO BONITO



"Há muito acredito que o realismo é fantástico"

Gay Talese

Aprendi a ler nos jornais e tinha apenas cinco anos de idade. O meu pai foi assinante a vida toda. Os jornais eram entregues com, pelo menos um dia de atraso, exceto se o assinante tivesse uma caixa postal no Correio e fosse retirar o exemplar. Nunca deixei a leitura diária.

Um risco absoluto citar grandes jornalistas que marcaram nossa vida.

Hoje (fevereiro/25) estão juntos na poleposition, o Ruy Castro, em termos de Brasil e o Gay Talese, em termos de mundo. Tenho todos os livros escritos pela dupla.

São do Talese, "Honra o Teu Pai", leitura quase definitiva sobre a Mafia, 'Fama & Anonimato", que traz "Frank Sinatra está resfriado"considerada por muitos como melhor reportagem de todos os tempos. 

Continuo porém achando, imbatível o texto "1.002ª Noite da Avenida Paulista" do Joel Silveira, satirizando os ricos e poderosos de São Paulo. 

Um pouco sobre o americano Gay Talese (foto). Criador do jornalismo literário, que incorpora ao jornalismo elementos da literatura. 

Talese nasceu em Nova Jersey em 1932. Graduado pela Universidade do Alabama em 1953. Entre 1955 e 1965 trabalhou no New York Times . A partir de 1960 tornou-se colaborador de várias revistas,em especial a Esquire. Segue firme e forte com seus 93 anos de idade.

Gay Talese esteve na Flip (Parati) no dia 4 de julho de 2009.

Viver é Perigoso

MOÇO BONITO

 


Viver é Perigoso

CUIDANDO DO TOPETE

 


Viver é Perigoso

OS INTOCÁVEIS


Nove em cada dez juízes no Brasil ganharam mais do que os ministros do STF em 2024.

Supersalário é o nome informal dado à combinação entre o salário fixo do servidor —que no funcionalismo público é chamado de subsídio— e o pagamento de benefícios adicionais —ou "penduricalhos"— que resultam em ganhos mensais líquidos maiores que os dos ministros do Supremo.

Os gastos com esses excedentes já chegam a R$ 13 bilhões por ano.

Dentre os servidores nessa situação, 22 mil são juízes e desembargadores. Outros 5.500 mil são integrantes do Ministério Público, número que pode dobrar quando todas as bases de dados dos MPs de 2024 estiverem disponíveis.

Uol

Viver é Perigoso

IMPOPULARIDADE - UMA DAS CAUSAS

 

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


A perda de água pelas bacias hidrográficas

Informações assustadoras. Sobre a perda de água doce pelas nossas Bacias Hidrográficas.

Nossos rios. Nossas vidas.

Segundo a ANA Agência Nacional de Águas e Saneamento 48 milhões de pessoas foram afetadas por secas duradouras. Ou estiagens passageiras no território nacional entre 2013 e 2016. Ápice da crise hídrica. 
Neste período foram registrados 4.824 eventos de seca com danos humanos. Somente em 2016, ano mais crítico em impactos para a população. 18 milhões de habitantes foram afetados por estes fenômenos climáticos. Que causam escassez hídrica. Sendo que 84% dos impactados viviam no Nordeste. 
Mas isso não é só no Nordeste. Nem parou de acontecer após a crise hídrica de 2013/14/15. Lembram do Cantareira? Uso do volume morto?

Hoje o que já mostra o visual dos mais velhos. Dos ribeirinhos.Foi comprovado por estudos da USP – Universidade de São Paulo. Mais da metade dos rios brasileiros já apresentam redução nas suas vazões médias. Resultado de análise de medições em 18 mil poços em todo território nacional. 55%, deles ficam abaixo das superfícies dos riachos próximos. Isso implica que esses riachos estão se infiltrando no subsolo (percolando). E podem acabar perdendo fluxo. Numa bacia de 15.000 km2 alguns poços registraram queda de 0,5 cm ano!!!

Causa da infiltração? Ligada a extração de água do subsolo em demasia.

Faltando água superficial? Vamos busca-la nas profundezas. O conhecido lençol freático ou aquíferos. Acontece que a água é a mesma a milhões quiçá bilhões de anos.

Um estudo brasileiro, publicado em 2021, mostrou que quase 90% de todos os poços perfurados no Brasil são ilegais. Não têm nenhum controle.

Enquanto caminhamos com mais essa marcha da insensatez. Tirando do meio ambiente mais do que ele consegue repor. Órgãos ambientais governamentais são desmontados. Licenciamentos ambientais são flexibilizados. Ou passados pelos Estados para os municípios. Que normalmente não têm nenhuma capacidade de assumi-los. E que normalmente ficam sujeitos às pressões econômicas locais.

27 anos da aprovação da famosa Lei das Águas. Lei 9433 de 1997. O que ela preconiza foi implementado? Quase nada.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso