O Dono do Mundo
"Da primeira vez eu tinha duas coisas para fazer, mandar no país e sobreviver, e eu tinha comigo todo esse povo desonesto. Nesta segunda vez, eu mando no país e no mundo"
Donald em entrevista a The Altantic.
Sabem por que ele se acha? Porque tem maioria no Congresso. Porque nomeou só amigos fieis para o auxiliarem. Muitos incompetentes. Mas fieis. No primeiro mandato tinha gente mais competente ao seu lado. Gente que lhe dizia não faça. Ou não faça assim. Hoje por enquanto ele só está desafiando a democracia americana e botando caos/imprevisibilidade na economia mundial.
Até agora jogo jogado. Perigoso mas jogado.
Vejamos só um aspecto de suas errôneas decisões. O tarifaço contra a China que teve a mesma reação dos chins. As consequências econômicas são enormes para os dois países. Só que um não é uma democracia com eleições. A China. Os EEUU por enquanto ainda são uma democracia. Essa é a “fragilidade” do pretenso dono do mundo. Eleições legislativas de meio de mandato em 2027. Comum o incumbente perder a maioria? Historicamente sim!
Mas não é só a história que conta. No momento a perda de apoio e popularidade do Donald é impressionante. Nada parecido nos últimos 80 anos. Nem o apelidado sonolento por Donald, Joe Biden, perdeu tanto em tão pouco tempo. E o que é pior. Suas medidas econômicas se consideradas acertadas (eu não as considero) só mostrariam resultados no longo. Longuíssimo prazo. Já o governo chinês está preocupado com eleições? Nadica de nada. Lá o sistema é fechado. Com partido único.
Outro dia foi postado aqui comentário bastante enganoso. Que por causa das tarifas a China perderia de 20 a 100 milhões de empregos. 200 mil empresas seriam fechadas. Vamos usar o exemplo absurdo exposto. Sabendo que o tarifaço recíproco é tremendamente prejudicial a ambos: a China perderia 20 milhões de empregos e os EEUU só 4 milhões. 20%. Quem abriria o bico primeiro? Ou quem piscaria como dizem por lá? Acho que está na cara.
Então continua-se o jogo. Uma nova mentira a cada dia. Uma fake bombástica donaldiana. De preferência que dê manchete na mídia responsável ou viralize nas às vezes irresponsáveis redes sociais.
Mercado-Lógico
Viver é Perigoso