Translate

quarta-feira, 2 de abril de 2025

COISA DA VIDA




Fomos apresentados no final dos anos 60. Caso de amor a primeira vista. Tanto pelas formas, cmo pelas histórias.

Aqui escrevendo sobre o nº 200 da Av. Ipiranga na capital paulista.

Há pouco tempo soube que o seu nome Copan, vem do Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo.

Segundo o atual pai dos burros, O Edifício Copan, ou apenas Copan, é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade e foi inaugurado em 1966. É um dos símbolos da arquitetura moderna brasileira, concebido pelo arquitetoOscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso.

O prédio tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída, dividida em seis blocos, com um total de 1 160 apartamentos de dimensões variadas, numa estimativa de cinco mil residentes das diferentes classes sociais e mais de setenta estabelecimentos comerciais.

O edifício Copan tem inspirado escritores, cineastas, fotógrafos e outros artistas do mundo todo.

Em 1994 a escritora brasileira Regina Rheda lançou o livro de contos Arca sem Noé - Histórias do Edifício Copan, que ganhou o prêmio Jabuti em 1995.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Por alguns meses, observei os fundos do COPAN diretamente das janelas do edifício Louvre (o famoso prédio rosa) da Avenida São Luís.

Não era necessário ter TV ou internet para se entreter; as diversas cores das cortinas se assemelhavam a um verdadeiro quadro e cenas das pessoas em alguns casos eram explícitas.

Bons tempos no Centrão Paulistano...

Perlustrador da Mantiqueira