Translate

quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

PARA QUEM ESTÁ CHEGANDO AGORA


Explicando:
 
O Oscar em si é uma pequena estatueta de 35 cm de altura pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheado a ouro de quatorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente ao peito. 

Seu valor real é cerca de 500 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado e pelo faturamento que pode dar a um filme.

A estátua, concebida em 1929 pelo diretor de arte Cedric Gibbons e pelo escultor George Stanley, não sofreu mudanças significativas até hoje, nos mais de 90 anos em que já foi entregue. 

A versão mais popular e conhecida para o nome "Oscar" dado ao careca dourado é a que concede sua autoria à secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick, que ao vê-lo comentou que a pequena estátua parecia muito com seu tio Oscar, comparação ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou em seu jornal. 

Outra versão dá conta que a atriz Bette Davis o teria apelidado assim, dado a semelhança da estatueta com seu primeiro marido, Harmon Oscar Nelson. 

De qualquer modo o apelido pegou de tal maneira que hoje - e há muitos anos - é o nome pelo qual o Prêmio da Academia é conhecido mundialmente.

Fosse hoje e no Brasil, a estatueta poderia ter outro nome. Talvez...

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: