A provocação (no bom sentido) do zelador
Interessante os números apresentados. Pela BBC no post Juízo Moçada.
Rememorando. Sabemos que o gás carbônico CO2 tem elevado sua presença na atmosfera principalmente por causa da queima de derivados de petróleo/carvão. E também de florestas naturais.
Já o metano CH4 surge expelido por vulcões. Da decomposição anaeróbica de matéria orgânica. E se dá naturalmente nos pântano. Mas também nas lavouras irrigadas de arroz. E no estômago de animais ruminantes. Lembrando que porcos não são ruminantes. Bovinos caprinos e ovinos sim. No nosso caso o grande vilão é o gado bovino.
Então mais desses gases emitidos maior a sua camada na atmosfera. Que impede o retorno de boa parte dos raios solares ao espaço. Aquecendo o planeta.
Apesar de alguma controversa a redução do consumo de carne principalmente a bovina ajuda a combater o aquecimento. Menos consumo = menos gado= menos metano.
Algumas publicações dão como o metano 21 até 29 vezes mais poderosos para formar o efeito estufa que o gás carbônico.
Mas não é só isso. Formação de pastagens para os bovinos via derrubada de florestas naturais também contribui. E muito. Lembrando que o consumo de água pelo gado e que está ficando escassa. Segundo dados da ANA Agência Nacional de Águas e Saneamento a pegada hídrica de 1 kg carne bovina é de + ou - 15 mil litros de água.
Zelador eu também e boa parte da família reduzimos drasticamente o consumo de carne vermelha. Assim como o uso da gasolina substituída totalmente pelo etanol. Separamos nosso lixo e só votamos em candidatos comprometidos minimamente com as questões ambientais.
Abs. E grato pela provocação.
Mercado-Lógico
Viver é Perigoso
Um comentário:
Ah! E toda a energia que consumimos é gerada por placas solares. Com sobra
M-L
Postar um comentário