Translate

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

O ESPÍRITO DO GOLPISMO


" Que ninguém se engane: aqueles que tentam confundir a opinião pública a respeito do 8 de janeiro, como se o que ocorreu ali tivesse sido apenas um passeio familiar que degenerou em bagunça.

Num País marcado pela baixa vocação à memoria, esses dois anos ajudaram a sedimentar a ideia de que o 8 de janeiro não é fato pretérito, mas uma ferida aberta na sociedade brasileira, que não foi fruto de geração espontânea, mas de orquestração golpista.

Boa notícia é que, passado dois anos, 86% dos brasileiros, segundo pesquisa Genial/Quaest, desaprovam o ataque aos Poderes, patamar que se mantém em todas as regiões, faixas de renda, escolaridade e idade.

Ou seja, a maioria dos brasileiros sabe muito bem o que viu em 8 de janeiro de 2023."

OESP

Em tempo:

O volumoso inquérito que apura os atos golpistas que devastaram a Praça dos Três Poderes, responsabilizou criminalmente 898 réus. Destes, 371 foram condenados pelo STF e 527 fecharam acordos. Nos acordos, assumiram que cometeram crimes de incitação e organização criminosa e cumprem penas alternativas de serviços à comunidade e pagamento de multas, em vez de serem sentenciados e presos. 37 outros acordos estão em tratativas.

Dos 371 condenados criminalmente pelo STF, 225 foram enquadrados por crimes graves e não escaparam da prisão. Dos setenciados, 71 já cumprem penas em presídios em todo o Brasil. Outros 61 são considerados foragidos. Os outros 146 condenados pegaram um ano de reclusão, mas a pena foi substituída por medidas alternativas.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: