Recomendado pelo Viver é Perigoso,no Post "Livro, Presente de Amigo" - de 5/12/2023 - "Baviera Tropical", da Betina Anton, Editora Todavia, ganhou o Prêmio Jabuti 2024 na categoria Não Ficção (Biografia e Reportagem)
A história de Josef Mengele, o médico nazista mais procurado do mundo, que viveu quase vinte anos no Brasil.
Baviera Tropical - Betina Anton - Editora Todavia - 383 páginas.
Todos sabem sobre o Anjo da Morte, como era conhecido o nazista Josef Mengele.
Oficial da SS e médico no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial. Mengele foi um notório membro da equipe de médicos responsáveis pela seleção das vítimas a serem mortas nas câmaras de gás e por realizar experimentos humanos mortíferos em prisioneiros.
Após o final da Guerra, em 1949, Mengele fugiu a Argentina ( onde conviveu com Adolf Eichmann) . Inicialmente viveu em torno de Buenos Aires. Em 1959 fugiu para o Parguai e para o Brasil em 1960, quando era procurado pela Alemanha Ocidental, por Israel e por caçdores de nazistas, como Simon Wiesenthal.
Viveu em São Paulo com documentos falsos e apoiado por alemães.
Em 1979 morreu de ataque cardíaco enquanto nadava em Bertioga, no litoral de São Paulo, e foi enterrado sob um nome falso. Seus restos foram desenterrados e identificados através de um exame forense em 1985.
A vida de Mengele foi a inspiração para um romance e um filme intitulados Os Meninos do Brasil (1978), onde um Mengele ficcional (retratado no filme por Gregory Peck) produz clones de Hitler em uma clínica no Brasil.
Pergunta que fica: Como foi possível que um dos nazistas mais procurados do mundo tenha vivido, sem ser perturbado, por tantos anos no País ?
Viver é Perigoso
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário