Translate

sábado, 7 de setembro de 2024

MERCADO LÓGICO



JÁ NÃO É MAIS PARA 2050

1-Brasil se tornando o país mais quente do mundo em agosto;
2-Chuvas que não vêm mais com regularidade habitual;
3- A secura do ar mais baixa que a encontrada em desertos;
4- Manhãs cinzentas e tardes alaranjadas. Bonito? Cuidado é poluição. Fumaça;
5- Rios da Amazônia quem diria nos mais baixos níveis da história;
6- E queimadas milhares em todos os lugares. Já não se escolhem matas nativas ou plantações. Um foco a cada 2,3 minutos!
8-Com o aquecimento dos oceanos o Pacífico Sul já subiu 15 cm. Poderá subir 25 cm em 2030 afogando literalmente países e gente.

A ciência constatando com dados o que que se previa há anos. Mas acontecendo agora. Não mais em décadas! 

Outro dia escutei um diagnóstico assustador. Feito pelo professor Carlos Nobre. Climatologista do INPE e membro do IPCC da ONU. Uma das maiores autoridades mundiais no assunto clima: 

“Ano passado 2023 foi tão assustador em termos de aumento da temperatura média mundial (1,3 C °) que quase todos os nossos dados e indicadores por anos acumulados poderão ter de serem desprezados pois estarão irremediavelmente fora da realidade.”

E na política onde tudo deveria desaguar e achar soluções discute-se o que? O X, o Musk, o Xandão, a besteirada do Marçal, a esquerda, a direita, o comando da Câmara, o que postarei no meu Instagram, a eleição de gente nos municípios que não está nem aí para os problemas ambientais.

Alô alô negacionistas ainda estão por aqui?

Marcha da Insensatez é pouco para definir nossos comportamentos. Que Deus e nossos descendentes nos perdoem. Realmente zelador fim dos tempos.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo colega, lembrando
Malthus já previa: A Teoria Malthusiana, que você deve conhecer, foi elaborada por Thomas Robert Malthus e diz que “o crescimento populacional superaria a oferta de alimentos, gerando fome e miséria no mundo todo.” Ou “ a população cresce em progressão geométrica - PG enquanto os meios de produção crescem em progressão aritmética - PA”.
A degradação do meio ambiente que já influi na produção de alimentos em todo canto planetário e o caldo pelo previsto já está quase completo. Já existem no mundo milhões de pessoas consideradas refugiadas climáticas, principalmente da falta de água. Também quase 900 milhões já passam deficiência alimentar grave.
Já somos 8 bilhões, em 2050 seremos 9 ou mais. Os recursos naturais planetários disponíveis não suportam tanta gente.
Thomas Robert Malthus (1766 – 1834) foi um clérigo anglicano, economista e matemático, iluminista britânico, considerado o pai da demografia, por sua teoria de controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo.

Anônimo disse...

Dito pelo eco economista Hugo Penteado:
O sistema planetário é finito, regenerativo e circular.
O sistema econômico é infinito, degenerativo e linear