Translate

quarta-feira, 15 de maio de 2024

CANTINHO DA SALA


De novo citando o filme - Never Look Away - Nunca Deixe de Lembrar - (Netflix), indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019, inspirado na vida do pintor, escultor, alemão Gerhard Richter.

Notícias de hoje dão conta da localização da pintura "Witwe ou Viúva", de Lasar Segall, considerada perdida na Europa, pelo marchand Paulo Kuczynski e que estará no centro da mostra 'Witwe, uma Pintura Reencontrada ", no Museu Lasar Segall, com inauguração marcada para 19 de maio.

Lembrando, em 1937, o governo de Adolf Hitler lançou uma campanha oficial contra o que considerava "arte degenerada", rotulando assim todas as obras que não se encaixavam nos padrões clássicos de beleza e representação natural, que valorizavam a perfeição, harmonia e equilíbrio das figuras. Todas as obras desenvolvidas dentro das vanguardas modernas como cubismo e expressionismo eram consideradas "degeneradas" pelos nazistas.

O governo nazista confiscou cerca de 16 mil obras, incluindo aproximadamente 50 de autoria de Lasar Segall. Ainda em 1937, 650 dessas obras foram apresentadas na mostra "Entartete Kunst" (Arte Degenerada).

A pintura Witwe ou Viúva, fez parte dessa exposição em Munique.

Para os que estão chegando agora, Lasar Segall nasceu na Lituânia em 1889. Esteve no Brasil em 1912 visitando sua família. Veio de mudança em 1923. Em 1925 mudou-se para Paris. Em 1932 voltou definitivamente para o Brasil, onde tomou o barco em 1957.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: