![]() |
Ginásio Professor Henrique Marques da Silva - "Surica" |
Quase impossível um itajubense não conhecer o Ginásio Professor Henrique Marques da Silva. Ou, transformado pelas autoridades municipais sempre atuantes em tentar apagar a história de Itajubá. Parece que odeiam o passado e pelo jeito, também o futuro.
Numa justíssima homenagem, no dia 11 de dezembro (1969) foi publicada no "Minas Gerais" a Lei Estadual 5380 de 4 de dezembro de 1969, dando a denominação de “Ginásio Prof. Henrique Marques da Silva - “SURICA” , à quadra coberta do Itajubá Tênis Clube, da Cidade de Itajubá.
O Professor foi conhecido por todos os itajubenses como Professor Surica. Homem de grande valor que dirigiu o esporte itajubense. Grande educador e por muitos anos Professor de Educação Física do Colégio de Itajubá. Personagem inesquecível.
Para os que estão chegando agora, o Professor Surica, é pai da nossa amiga Anna Lydia Martins e também da Neyde Ferrini, que já nos deixou.
No dia 5 de fevereiro de 1970, Itajubá perdeu em um acidente trágico o seu competente e admirado Prefeito Tigre Maia. A cidade ficou abalada com a perda.
No dia 12 de maio de 1970, foi apresentado na Câmara o Projeto de Lei 1.164, dando o nome de Quadra de Esportes Tigre Maia, à quadra coberta do ITC. No dia 21 de maio de 1970, foi publicada a Lei Municipal 883/70 aprovando a troca do nome.
Em tempo, o grande e inesquecível prefeito Tigre Maia, também foi homenageado, com seu nome sendo dado a uma importante Av. do Bairro BPS.
Lembrem-se: Pela Lei Estadual 5380 de 04/12/69, o ginásio já tinha sido denominado Professor Surica.
Podem me bater, podem me prender, mas sempre que cito o nome do ginásio do ITC, registro em alto e bom o nome do Professor Surica. Da mesma forma, como sempre, a Av. dos Ferroviários, de forma justa e correta, deveria se chamar Av. Rosemburgo Romano.
Registre-se, por outro lado, que medidas criativas e corajosas vêm sendo tomada pela atual Administração da Câmara, que em boa hora, conseguiu aprovar o nome da Praça Adolfo Olinto, para Praça Ministro Adolpho Olinto.
Viver é Perigoso
10 comentários:
O problema com essas ideias de jerico, que mudam nomes de ruas, é que os gênios que pensam nisso não consideram o transtorno que causam na vida dos moradores: Precisam mudar os endereços em contas de consumo e até mesmo nas escrituras dos imóveis. E, quando se trata de mexer em escrituras, tudo tem um custo elevado, afinal, mexemos com a maior herança das capitanias hereditárias: Os cartórios. Em um dia você mora em um endereço, no dia seguinte em outro. E tudo porque alguém teve a ideia brilhante de mudar o nome de uma rua para puxar o saco de alguém que os próprios moradores da rua nem conhecem. Essa do Adolfo Olinto foi absolutamente desnecessária. Duvido que alguém da família venha reclamar a ausência do título de "ministro" ou do "ph" no nome. Bando de inúteis. Conspirador da Mantiqueira.
Que coisas IMPORTANTES!
Parabéns....👏👏👏👏👏
A Câmara precisa homenagear o Sebastião Riera....ta demorando...
senhores!!!!
Também Cleber David....
Ta demorando...senhores
TAMBEM GEORGES KALLAS....TA demorando...
Senhores....
TAMBEM GERALDO CANHA....
SEnhores....
Nussa, estes vereadores trabalham né...quanta coisa! 🤔
Camarada , vc que tem um grande cuidado com a *memoria* da terrinha seria legal incentivar o seu amigo Presidente da CM a homenagear as varias personalidades que temos e tivemos, algumas já partiram mas tem muitas ai vivas e que dedicam suas vidas a comunidade...vc conhece...todos..conhecemos...é so ter visão e desprendimento e fazer...custa nada!
(Claro tem o preço politico)
Se os vereadores nao
*trabalharem* para colocar nomes nas ruas vão fazer o quê?
Uma vez por semana, 4 noites no mes é muita coisa...muitas ruas...eu ate fico cansado. Ah...
Não ta na hora de trabalhar pessoal?
Depois ficam devolvendo dinheiro pro prefeito...
não conseguem nem gastar...
Eu heim...bandida
Vamos homenagear os VIVOS tambem?
Chico, Jorge, Zezinho, Ricardo, Ulisses,
Nussa...tem muita gente....não dá conta...
Postar um comentário