
Não se assustem! Os dois são de fora e estão no penúltimo ano de UNIFEI. Colocam os seus ternos escuros (os únicos que têm) levam um pequeno gravador, normalmente sem bateria, uma pequena câmara fotográfica digital e um bloco de anotações com uma logomarca que lembra o escudo da Polícia Federal.
Eles tiram informações básicas dos aposentados, ex-alunos da Unifei que circulam pela praça principal da cidade e os abordam, mostrando rapidamente uma identificação.
Perguntam sobre o último emprego e sobre sua relação de amizade com o pessoal de Brasília. Falam com muita seriedade e rispidez e chegam a impor medo nos aposentados mais mocorongos. Normalmente, ex: CESP, CEMIG, etc.
Inventam concorrências no setor elétrico que nunca existiram; perguntam sobre a fazenda na Vila Maria que o engenheiro nunca teve e fazem insinuações diversas sobre dólares, evasão de divisas, etc.
Um ex-colega teve um princípio de xixi na calça e dor de barriga forte que quase o levou a uma "ligeira", sem falar da batedeira no coração. Ameaçaram-no de quebra de sigilo bancário e telefônico.
O aposentado, via de regra, enfrenta um período de pânico e, como defesa, mete o pau no Arruda, na UNIFEI, em Itajubá, no Brasil e no mundo. Às vezes, não perdoa nem a família.
Diz que na televisão só assiste o R.R. Soares e a Rede Vida. Os dois "federais" fingem que tiram uma foto alertando o engenheiro para ficar de sobreaviso.
Quando eles se retiram, o aposentado se joga em um banco no meio da praça e fechando os olhos começa a lembrar-se de tudo o que fez de errado na vida profissional.
Arrepende-se amargamente de ter superfaturado o valor de um taxi em R$ 20,00,numa viagem a serviço e duas superfaturadas em gasolina e restaurante, num total aproximado de R$ 70,00. E o mais grave: tirou umas trinta cópias xerox- na repartição- de um trabalho escolar do filho.
Está apavorado. Passa o dia murmurando: Me pegaram! Me pegaram! PQP! Me pegaram...
São diversos nessas condições na cidade. Ontem em frente ao café da praça, quase aconteceu uma tragédia. Passou uma ambulância com a sirene ligada e três aposentados se atiraram embaixo das mesas, com certeza julgando que fosse a captura.
Os dois engraçadinhos estão a morrer de rir.
ER
Nenhum comentário:
Postar um comentário