Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2025

OBSERVADOR DE CENA




Tentando responder ao questionamento do colega - "Só para entender"

A Constituição Americana é muito enxuta. Tem só 7 artigos e 27 emendas. Então quando não é previsto nela ou há legislação ou Congresso ou a justiça decide. Por exemplo o Donald usou uma lei de guerra de 1798 para justificar deportações. Um juiz federal e um tribunal barraram a medida. O governo do Donald recorreu. Só agora 3 meses depois é que a Suprema Corte de lá barrou parcialmente a medida.

Veja o caso do salvadorenho deportado por engano. Donald descumpriu decisão judicial e agora fica enrolando nos tribunais para trazer o cara de volta.Tudo se repete no caso das demissões de funcionários, das tarifas, no caso do corte das verbas da USAID, no corte de verbas das universidades...

Sobre o Congresso Americano lembre-se que é de maioria Republicana. No Senado e na Câmara. Hoje o partido é controlado quase que totalmente pelo Donald. E a Suprema Corte é majoritariamente conservadora.

O mais assustador é que quase tudo é decidido sem ouvir o Congresso. Tudo na base de decreto que lá se chama Ordem Executiva. Já emitiu dezenas. São meio parecidas com o nosso Decreto-Lei dos tempos da ditadura. Várias estão sendo contestadas.

Observador de Cena

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Se o presidente manda então que mande. É A VIDA USA

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta...muito bom.
Não me conformo do PODER individual dos presidentes...no mundo...
Realmente acho um ABSURDO.
MAS, é a vida.