Translate

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

PRIMEIRA PEÇA TEATRAL EM ITAJUBÁ



Completa -se hoje (25), 162 anos da primeira representação teatral em Itajubá. Por falta de local adequado, aconteceu no Largo Municipal, hoje Praça Dna Amélia Braga, local onde fica a Câmara Municipal. Foi numa terça-feira, 25 de novembro de 1862.

Palco armado de madeira e cadeiras levadas pelos escravos.

Exibida a peça "O Fantasma "Branco", de Joaquim Manuel de Macedo, na realidade, uma Ópera, levada à cena pelo grupo dramático de amadores "Faunos de Thália", organizado por Antonio Luís Alves de Noronha, Honório José de Oliveira, Caetano Ferreira da Costa e Silva (bisavô de Wenceslau Brás, Sebastião de Paiva Soares e José Rodrigues de Souza.

Em tempo, Joaquim Manuel de Macedo, nascido em Itaboraí em 1820, foi um médico, jornalista, escritor, professor, romancista, poeta, literato, teatrólogo, memorialista e político brasileiro. É o patrono da cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Tomou o barco no Rio de Janeiro em 1882. 

Macedo, abandonou a medicina e criou uma forte ligação com Dom Pedro II e com a Família Imperial Brasileira, chegando a ser preceptor e professor dos filhos da Princesa Isabel.

Considerado um dos fundadores do romance no Brasil e, certamente, um dos principais responsáveis pela criação do teatro no Brasil. A Moreninha certamente foi considerada a primeira obra da Literatura Brasileira a alcançar êxito de público e é um dos marcos do Romantismo no Brasil.  Sua obra "O Fantasma Branco" - Ópera é de 1856.

(dados Armelim Guimarães)

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: