Há uns vinte anos, visitando um amigo na California, reparei no jardim da casa uma construção tipo "padrão Cemig", porém, com cerca de um metro de altura. Face a minha curiosidade, fui informado que se tratava de uma precaução ao "Big One". No interior da coluna, estavam armazenados lanternas, pilhas e um rádio portátil.
Ontem, (5/12) ocorreu um forte terremoto de magnitude 7,0 atingiu a costa norte da Califórnia. O epicentro do terremoto atingiu mais perto da cidade de Ferndale, situada 418 kms ao norte de San Francisco. Autoridades locais disseram que felizmente, nenhuma morte ou grandes danos generalizados foram relatados após o evento.
O episódio lembrou aos moradores da California que, em algum momento do futuro, o temido "Big One" chegará. Dizem as autoridades, não é sobre se ele vai acontecer, mas quando ele vai ocorrer.
Para os poucos que estão chegando agora, o " Big One" será um terremoto de magnitude de 7,8 ou 8 (na escala Richter) na falha de San Andreas", ou seja, a rachadura que atravessa a Califórnia e se estende por 1,3 mil quilômetros.
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário