O sofrimento dos ucranianos
Não bastou o Homolodor da era Stalinista quando em 1932/33 milhões morreram de fome na Ucrânia. Mais alguns desses milhões morreram pelo chamado déficit de natalidade. Conta total 10 milhões de pessoas. 90% ucranianos natos E por que o genocídio?
No sistema falho de planejamento governamental direcionado do comunismo soviético, a agropecuária entrou em crise. Faltavam cereais em todas as repúblicas. Ditatorialmente Stalin requisitou 42% da produção agrícola da Ucrânia. A população local ficou sem ter o que comer. Consequência: fome, mortes.
Quase 100 anos depois surge o Stalin moderno: Vladmir Putin. Em sua ânsia de recriar a antiga URSS, vai anexando e invadindo. Vítimas de novo, os ucranianos. Números de hoje mais de 12.000 mortos e 10 milhões de refugiados ou deslocados. Economia e infra estrutura do país destruídas.
Sofrimento ucraniano em pleno século 21 agora completo com a submissão do país, de um lado por uma potência militar, Rússia e de outra uma potência econômica, os irreconhecíveis EEUU do Donald.
Está imposto um cessar fogo, pré capitulação com a entrega de 30% do território ucraniano ao invasor e seus minerais raros aos grandes empresários que no momento tomam conta do governo americano.
Surge daí um novo lema nascido no MAGA: O MRGA. MAKE RÚSSIA GREAT AGAIN.
Quem diria?
Observador de Cena.
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário