Translate

segunda-feira, 30 de junho de 2025

MOÇA BONITA


De acordo com a receita simplificada, o rock and roll era um encontro amigável entre o country e o blues. Esses ingredientes são óbvios, claro, mas vale lembrar que eles precisavam de um terceiro componente, capaz de incendiar a mistura. E esse era o gospel, a música religiosa, que intensificava o ardor expressivo de ambas as tradições.

Rosette Nubin, simplesmente Sister Rosette Tharpe, nasceu em 1915 em Cotton Plant, no Arkansas, filha de colhedores de algodão. Cantora, compositora e guitarrista americana. Ela ganhou popularidade nas décadas de 1930 e 1940 com suas gravações gospel sendo mais tarde referida como "a irmã soul original".

A sua mãe tornou-se pastora evangélica, cantando e tocando para a sua congregação. É através da sua mãe e pela sua mão que a pequena Rosetta Nublin faz a sua primeira atuação aos 4 anos, acompanhada pela guitarra, cantou o conhecido tema gospel "Jesus is on the mainline".

Casou-se com Thomas A. Thorpe, um pastor evangélico abusivo e controlador que se aproveitara do talento e da popularidade de Rosetta. Decide divorciar-se, mantendo o nome do ex-marido, mas alterando a grafia para Tharpe, nome pelo qual ficou conhecida.

Fez história, quando, em 1938, se torna na primeira cantora gospel a assinar por uma grande discográfica, a Decca Records. Durante os anos que se seguiram, somou sucessos. Todos queriam ver e ouvir a prodigiosa irmã, percorreu os Estados Unidos da América, encheu salas de espetáculos, é uma das poucas vozes femininas negras a animar os soldados norte americanos, durante a guerra.

Ela influenciou os primeiros músicos de rock and roll, incluindo Etta James, Tina Tuner, Little Richard, Chuck Berry Johnny Cash, Carl Perkins e Elvis Presley. O jeito dela cantar e tocar guitarra acabou sendo assimilado por outro B.B King. Bob Dylan, sempre foi fã da artista.

Em 2008, o Governador Edward Rendell declara o dia 11 de Janeiro o dia da Sister Rosetta Tharpe, no Estado da Pensilvânia.

Rosseta tomou o barco em 1973.

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

Q coisa linda né...
👏👏👏👏👏

Anônimo disse...

Ahhh! Não!

Anônimo disse...

Estes lances do zela me emociona..quanta pureza., beleza, coisas maravilhosas...né?

Anônimo disse...

🤔🤬