Translate

domingo, 2 de fevereiro de 2025

ALVORADA DE GLÓRIA

 

Ligia Sarmento

Há 93 anos, na terça-feira 2/2/1932, era exibido no Cine Apolo, o primeiro filme nacional falado. "Alvorada de Glória", em P&B, distribuido pela Paramount, dirigido por Victor del Picchia, tendo no elenco, Ligia Sarmento, Nilo Fortes e Nelson Oliveira.

Ligia e Nilo são noivos apaixonados, até que são obrigados a se separar já que o rapaz é um dos rebeldes da Revolução de 1924 e é exilado. Antes da despedida, Lygia dá ao amado uma medalha de Nossa Senhora para a sua proteção.

Quando explode a Revolução de 1930, Nilo e seus companheiros voltam ao país, engajados na luta. Ao ser gravemente ferido em um combate, Nilo pede a Nelson um amigo, que devolva a medalha a Lygia e comunique sua morte, atitude essa que pode ser precipitada demais.

Certo dia em sua casa, Lygia se depara com uma fotografia de Nilo, coloca na vitrola o disco gravado pelo rapaz, e, ao emocionar-se com a canção, sem querer, quebra-o. Entretanto a música continua. Lygia se dirige ao jardim onde encontra Nilo cantando. Os dois se beijam.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Apollo, Alvorada, Presidente, Paratodos ....frequentei todos...
Bons tempos na terrinha.
O tempo passa.