Quem não conhece ou nunca ouviu falar da United States Steel Corporation, ou mais simplesmente, da U.S Steel ? Para os poucos que estão chegando agora, é uma empresa siderúrgica americana sediada em Pitsburgh, Pensilvânia , com unidades de produção nos EUA e na Europa Central. Quase um símbolo dos Estados Unidos.
Formada em 1901, tornou-se a primeira corporação bilionária do mundo. US Steel, conhecida em Wall Street como "The Corporation", destacou-se mais pelo seu tamanho. Em 1901, controlava dois terços da produção de aço dos EUA. A empresa chegou a ter 340 mil trabalhadores em seu auge na década de 1940. Hoje emprega 20.000. Em 2008, a US Steel era a oitava maior produtora de aço do mundo. Em 2022, ela estava em 24º lugar.
A Nippon Steel , maior produtora de aço do Japão, anunciou planos para adquirir a US Steel por US$ 14,1 bilhões, aguardando aprovação de reguladores e acionistas. O acordo, anunciado em meados de dezembro de 2023, manteria o nome e a sede da US Steel em Pittsburgh.
Pois bem: Opresidente americano Joe Biden anunciou ontem (3) o veto ao negócio, com a justificativa de que a venda representa uma ameaça à segurança nacional.
Aí tem história. Quantos carros circularam/circulam pelo planeta, quantos tanques de guerra, armas, foguetes sairam de aço e ligas produzidos nos fornos da U.S. Steel ?
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário