Translate

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

ITAJUBÁ MAO


 Não corrija. O Mao é sem a letra L.

Numa atitude épica, resolvi ir caminhando da base (Boa Vista é claro) até o centro da cidade para resolver uma questão de óculos.

Seria cômico se não fosse trágico o teor da conversa de roda de amigos no calçadão, nas proximidades da Praça Wenceslau Braz.

O tema era a indignação que assolava os amigos e antigos colegas sobre a onda vermelha que cerca a Terrinha.

Comentário/discurso proferido por um Senhor dos mais conhecidos:

 - Não bastasse os candidatos, aparentemente numa disputa adiante dos demais,  serem o Pedro Gama filiado ao Partido Verde e apoiado pelo PT, do Ulysses Gomes, e o Rodrigo Riera, de origem no Partido de esquerda mais histórico no País, o MDB do camarada Ulysses Guimarães, e filiado ao partido do amigo do Lula, Senador Rodrigo Pacheco, os chineses estão ocupando o Centro da cidade. Já construíram um prédio, que possivelmente será ocupado por lojinhas, no ponto mais nobre da Rua Nova, invadiram a região do Banco da Lavoura e da "A Garota". Onde iremos parar ?   

- Atônito e buscando forças para bater em retirada, fui seguro pelo braço e indagado sobre minha opinião sobre o tema. Respondi, já caindo fora: Ouvi falar que o tradicional desfile de Natal, será passará a ser chamado de "A Grande Marcha" * 

* A mais famosa dessas marchas foi realizada pelo Primeiro Exército Vermelho sob Mao Tsé-Tung: partindo de seu quartel-general na província de Jiangxi, no sul do país, em 16 de outubro de 1934, o Primeiro Exército marchou mais de 9 000 quilômetros (5 600 milhas), através das fronteiras ocidentais do país, finalmente se encontrando com as forças comunistas em Yan'an em 19 de outubro de 1935. A rota tortuosa exigiu que o Primeiro Exército passasse por alguns dos terrenos mais difíceis do país, evitando a destruição pelos nacionalistas do Exército Nacional Revolucionário sob Chiang Kai-Shek.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Viva o progresso, o desenvolvimento..
Saudades do *brotinho* da pizzaria do Cham.