Translate

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

HINO À ALEGRIA


Waldo de los Rios - Como é possível que o criador do "Hino à Alegria", vítima de uma depressão aguda, tenha tomado o barco por iniciativa própria aos 42 anos de idade ?
Sempre lembrado por sua grande capacidade de transformar a música clássica em música pop.

Waldo de los Rios, foi o pseudônimo de Osvaldo Nicolau Ferrara, pianista, compositor, arranjador e regente argentino. Nascido em Buenos Aires (Argentina), em 1934. Ele mudou-se para os Estados Unidos em 1958 e, em seguida, para a Espanha, em 1962. Ele era casado com a atriz e mais tarde jornalista uruguaia Isabel Pisano.

A música 'Himno a La Alegría', interpretada por Miguel Rios, é uma adaptação em espanhol da famosa melodia da Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, mais especificamente do quarto movimento, onde se encontra a 'Ode à Alegria'. A letra da canção, no entanto, foi escrita por Waldo de los Ríos e Eduardo Blanco, e se tornou um hino de otimismo e fraternidade durante os anos 70, em um período de grandes mudanças sociais e políticas.

Em 1971, fez o arranjo da Sinfonia nº 40 de Mozart, alcançando o 1º lugar na lista de sucessos na Holanda e entrou com força entre os top 10 em outros países da Europa. Em 1970, antes de tal sucesso, Waldo de los Rios já tinha chegado tão alto no topo das paradas de suceso na Europa e na América com o Hino à Alegria da Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, que ele arranjou e regeu para o cantor Miguel Rios.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: