Translate

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

MERCADO LÓGICO


CRISE CLIMÁTICA. LASCADOS? DEFINITIVAMENTE

Não basta a oposição dos países exportadores de petróleo. Não basta a dificuldade de acordos internacionais saírem do papel. Não basta a falta de recursos para combater às mudanças/adaptações climáticas.

Faltava algo para referendar a sentença do título. A eleição/posse do Donald. E suas posições contrárias a ciência/defesa do meio ambiente. Em pouco mais de 10 dias revogou mais de 70 iniciativas do Biden sobre defesa do clima e energia verde.

1-Reverteu as proibições de novas perfurações de petróleo no mar. E sobre novos terminais de gaseificação.

2- Atendeu a demandas dos setores de energias sujas para prospecção em áreas florestais sensíveis e em mananciais e aquíferos.

3-Retirou de novo os Estados Unidos do Acordo de Paris. Juntando-os a Iêmen Irã Líbia e Eritreia. Que boas companhias não é mesmo? Mas esses não eram integrantes do Eixo do Mal? Expressão cunhada por ele Donald. Vai entender! Deixa de lado 191 outros países inclusive aliados históricos.

4-Encerrou escritórios federais de justiça climática e ambiental e fundos federais bilionários direcionados as indústrias que financiavam a descarbonização.

5-Acabou com as metas de descarbonizar a geração elétrica americana e a meta de metade dos carros em circulação serem elétricos. Até 2035.

6-Ordenou a retirada de materiais/estudos/orientações que discutem a crise climática de sites oficias do governo americano. Departamento de Agricultura p. ex.

7-Revogou imediatamente o Plano Internacional de Financiamento Climático dos EUA e qualquer compromisso financeiro assumido pelo país na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Clima - IPCC.

8- Como no caso das tarifas retaliatórias desarticulou todo o planejamento empresarial de centenas de Cias.Cadeias de produção. Que estão e querem investir em tecnologias verdes.
Como no caso das tarifas de importação retaliatórias pode ser que volte atrás mas de qualquer forma um grande estrago já está feito.

Enquanto isso a China posta de nova líder de combate as Mudanças Climáticas. E ganha/ganhará muito dinheiro.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: