Translate

sábado, 17 de maio de 2025

FUGIR NÃO É A SAÍDA



 " Na última quarta-feira, três professores da Universidade Yale, especialistas em autoritarismo, gravaram um vídeo de opinião no New York Times anunciando que deixarão os Estados Unidos para assumir posições acadêmicas na Universidade de Toronto, no Canadá. Publicaram o vídeo como uma espécie de alerta sobre os rumos sombrios que os Estados Unidos têm tomado em direção ao autoritarismo.

Jason Stanley, autor do celebrado “Como funciona o fascismo” (publicado no Brasil pela L&PM), disse que deixava os Estados Unidos porque “quer poder fazer seu trabalho sem medo de ser punido por suas palavras”. 

Marci Shore, historiadora especializada no Leste Europeu, disse que “a lição de 1933 [ano da ascensão do nazismo] é que se deve sair [do país] antes que seja tarde demais”.
 
O historiador Timothy Snyder, autor de “Sobre a tirania” (publicado no Brasil pela Companhia das Letras), esclareceu que não se mudou para o Canadá para fugir de Donald - ele trocou de universidade quando Biden ainda era presidente -, mas que sair do país neste momento político seria algo “razoável”. " ...

Pablo Ortellado

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: