Cacá Diegues, que tomou o barco hoje (14), iria completar 85 anos de idade em maio próximo.
Diretor de cinema e intelectual que cunhou a expressão "Patrulha Ideológica".
Para os que estão chegando agora, designa uma organização informal de pessoas unidas por laços ideológicos ou religiosos que tem por objetivo preservar o pensamento defendido por um grupo dominante, munindo-se de discursos, protestos, reivindicações e repressões pública, de maneira a impor a conduta ou pensamento ideológicos da organização.
O patrulhamento é feito tanto pela esquerda como pela direita. Um exemplo do patrulhamento ideológico de esquerda, refere-se ao cerceamento das liberdades políticas em Cuba na década de 1960.
Nos Estados Unidos, durante o macartismo, vizinhos policiavam-se entre si, muitas vezes uns denunciando aos outros perante as autoridades constituídas, gerando nas décadas de 1950 e 1960 verdadeiras caças às bruxas àqueles que discordavam do sistema.
Seguindo ao exemplo norte-americano, nas décadas de 1950, 1960 e 1970, houve, no Brasil, os patrulhamentos ideológicos principalmente nas escolas secundárias e nas universidades, ocorrendo verdadeiros linchamentos daqueles considerados inimigos do grupo em questão.
O patrulhamento ideológico foi usado na Alemanha Nazista, na União Soviética stalinista ou na Alemanha. Os integralistas de Plínio Salgado também são modelos de patrulha ideológica.
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário