Translate

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O HOMEM DE AIURUOCA



DANTAS MOTA
Tive o prazer de conhecer e ouvir o Dr. José Franklin Massena de Dantas Mota. Advogado imbátivel nos tribunais de Minas Gerais e de São Paulo. Foi entre 1967 e 1968 na sua cidade de Aiuruoca. Na verdade nasceu pertinho, em Carvalhos.
A conversa com um grupo de jovens começou num final de tarde num pequeno bar. Tentávamos acompanha-lo nas bebidas (pinga e cerveja) e como tira-gosto, linquiça frita.
A conversa foi até mais tarde, indo terminar na sua casa repleta de livros. Falava com fluidez sobre todos os assuntos: política, poesia, cultura em geral e principalmente sobre suas batalhas nos tribunais.
Essa sua frase ficou famosa: "Com o perdão da má palavra, eu só escrevo bebendo e à maquina"
Guardei esse encontro na memória e ainda lamento que os meus poucos vinte anos na época, impediram de ter aproveitado mais de sua experiência.
Dantas Mota faleceu em 1974 com apenas 60 anos. Uma semana após a sua morte, seu amigo Drummond de Andrade escreveu:
"De caligrafia difícil, de coração fácil. De queijos oferecidos, de sonhos parlamentares frustrados, mas que parlamento precisava, se em poesia falava tudo, intemporal e direto, ao ritmo vagaroso das boiadas, do mugido a soar como um lamento, lamento a vibrar como reprovação ? Das grandes cidades queria só os amigos, que no mais o município lhes bastava, entre 15.000 livros e cartas. "
ER

MODA É NEGÓCIO



Guardem bem o nome desse moço. Pedro Lourenço. De forma internacional se lançou para ser o mais famoso e badalado estilista de moda brasileiro.
Tem 19 anos e é do meio. Seus pais são Reinaldo Lourenço e Glória Coelho, respeitados na área.
Dias atrás na apresentação de sua primeira coleção no tradicional Hotel Westin em Paris, recebeu e elogios e foi celebrado pelo New York Times, Vogue francesa, Daily Telegraph, Harper´s Bazaar e Style.com.
Em linguagem futebolística, diriam que ele "acabou com o jogo". Em linguagem do meio, diriam que ele "arrasou " !
ER

FRASE (ABOBRINHA ) DO DIA


"O comerciante é um ladrão que tem paciência"
(Gino Meneguetti - O maior ladrão do Brasil)
ER

FRASE DO DIA

" A arte está em elogiar sem bajular, e criticar sem ofender"
Armando Nogueira

SEM PALAVRAS !


(Claudio Humberto)

CONTA GOTAS ESPECIAL !

1 - Finalmente definido. Governo determinou a construção do aeroporto de Itajubá, com pista de de 1.600 metros na área ao lado da Helibrás. O inicio das obras está previsto para dentro de 90 dias.


2 - Lançada a Licitação para construção do rodoanel de Itajubá. A nova rodovia desviará todo o tráfego pesado da cidade. Os caminhões de carga não entrarão mais no perímetro urbano.


3 - Em parceria com as entidades de classe do município, a Prefeitura iniciará a construção do Centro de Convenções Municipal, com auditório, salão para formaturas, palco para shows e amplo local para exposições. Estacionamento para 500 carros.


4 - A empresa de engenharia de tráfego contratada pela Prefeitura, garante que com as mudanças que serão feitas, em 60 dias os problemas de trânsito da cidade estarão resolvidos.


5 - Em parceria com grandes empresários locais, o hospital da cidade avança com a construção e aquisição de equipamentos, para o que já está sendo considerado, o melhor centro de oncologia do Sul de Minas.


6 - Por ocasião da inauguração da UTI-NEO da Santa Casa, o Prefeito confirmou que estará semanalmente no programa Itajubá Notícias, da Futura FM.


7 - Por falta de qualquer denúncia e pelas constantes demonstrações de zelo e ética por parte das autoridades municipais, a ONG "Transparência Itajubá' acredita ter cumprido o seu papel e estuda a sua desativação.


8 - Inicia-se no próximo mês o funcionamento da Guarda Municipal de Itajubá. Foram selecionados e treinados setenta guardas, entre homens e mulheres.


9 - Confirmado os shows para a semana do trabalhador em maio. De segunda a domingo, no grande palco instalado no campo do Yuracan, se apresentarão pela ordem: Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gal Costa, Vitor&Léo, Chico Buarque, Martinho da Vila, finalizando no domingo, com grande espetáculo da Cláudia Leite. Todas as despesas serão bancadas pelas grandes empresas locais, incluindo as empresas estatais prestadoras de serviço.


10 - Será no final de maio a entrega ao Prefeito, pela Rede Globo, do prêmio "A melhor cidade para se viver no Brasil", ganho por Itajubá, após acirrada disputa com Gramado, Londrina e Ribeirão Preto. Como foi noticiado, o prêmio é de US$ 1 milhão e deverá ser obrigatoriamente utilizado na implantação de sistemas educacionais digitais, nos bairros de Santa Rosa, Jardim das Colinas, Novo Horizonte e Reborgeon, conforme projeto apresentado.


NADA COMO UM "PRIMEIRO DE ABRIL" PARA COMEÇAR O DIA !


ER

quarta-feira, 31 de março de 2010

VIDA DE ARTISTA (8)

Esta música é uma das mais bonitas interpretadas por Caetano Veloso nos últimos anos.
Fez parte da trilha sonora do filme "Lisbela e o prisioneiro" de 2003, direção de Guel Arraes, com Débora Falabella e Selton Mello nos papéis principais. No filme foi a música tema dos personagens Lisbela e Leléu.
O compositor e cantor Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu dia 7/08/1942, em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Desde menino demonstrou interesse por música e artes em geral. Ingressou na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia em 1963. Nesse mesmo ano conheceu e ficou amigo de Gilberto Gil, seu ídolo que já conhecia da TV. Em 1967 no III Festival da Música Popular Brasileira (TV Record) cantou sua música "Alegria Alegria" classificada em quarto lugar. Em 1968 lançou o LP manifesto "Tropicália ou Panis circensis" juntamente com Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, os poetas Torquato Neto e Capinam e os maestros Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzella, firmando assim as bases do movimento Tropicalista. Autor de mais duzentas composições, solo e com diversos parceiros, as de maior sucesso são: Alegria Alegria, Sampa, Odara, Os doces bárbaros, Outras palavras, O leãozinho, Novidade, Nu com minha música, Onde eu nasci passa um rio, Minha mulher, Acrílico (com Rogério Duprat), Irene, Menino do Rio, Tigresa, Você é linda e muitas outras. Caetano Veloso é um dos artistas mais competentes e respeitados da música popular brasileira.

Dárcio Fragoso/Alfredo Junta

http://www.youtube.com/watch?v=oARKLXIj6zw


CONTA - GOTAS !

1 - Novo blog na cidade. "O nosso primeiro compromisso é com a liberdade" - http://www.julioanselmo.blogspot.com/. O jornalista Júlio Anselmo é grande conhecer dos atalhos políticos de Itajubá e da região. Escreve muito bem e entende do ramo. Passe por lá que vale a pena. O Júlio não tem falado muito sobre política mas sobre as etapas intrigantes da vida.

2 - Guardem os nomes dos novos Ministros: Luis Paulo Barreto, Paulo Sérgio Passos, Carlos Eduardo Gabas, Erenice Guerra, Wagner Rossi, Márcia Lopes, José Artur Filardi, Elói Ferreira de Araujo, João Santana Filho, Izabella Teixeira e Márcio Zimermman. - Ministros de que área ? Isso é simples detalhe.
3 - Está passando batido. Hoje a revolução está completando 46 anos. Muita gente que está quietinha hoje participou e/ou apoiou a chamada "redentora". Teve marchas da população de São Paulo, Rio, Belo Horizonte e até em Itajubá teve movimento. No primeiro momento até que foi aplaudida (a coisa estava descambando com o Jango), com o Castelo Branco no poder. A idéia era que os militares ficassem no poder por um pequeno período, chamado de "transição democrática". Foram pegando gosto e foram ficando...
4 - Assisti ontem o segundo tempo do jogo Bayern e Manchester pela Champions League. Jogaço! craques "saindo pelo ladrão". Aconteceu algo que tem se tornado muito comum atualmente. A marcação de gols nos minutos de acréscimo. Ocorreu em São Paulo e no Rio no último final de semana. Como diria um comentarista: "O jogo só acaba quando termina".
5 - Definido ! Nenhuma pessoa viva ou morta receberá qualquer tipo de moção (ou monção como escutei) na próxima quinta-feira, dia da reunião semanal da Câmara Municipal.
Devido ao feriado não se realizará a reunião.
E tem mais, para o bem da verdade, não foi no Sul de Minas que um Presidente de Câmara suspendeu a reunião por falta de "Clorum", foi no Paraná.
ER