Translate

sábado, 31 de maio de 2025

CANTINHO DA SALA

 

Nick Ghafari
Viver é Perigoso


LAMPEDUSA

 

Viver é Perigoso

sexta-feira, 30 de maio de 2025

CANTINHO DA SALA

 


Banksy postou uma nova obra em sua conta oficial do Instagram. Embora o artista não tenha revelado a localização exata da peça, vários fãs sugerem que ela pode estar no bairro de Le Panier, em Marselha, uma área portuária conhecida por sua arte urbana.

Viver é Perigoso

AGORA VAI !



El Salvador - O "Zero 3") esteve em visita. O Pablo Marçal já esteve por lá. Na semana passada, o deputado Nikolas falou em "bukelizar" o Brasil.

Tudo em se tratando de El Salvador e o seu presidente Nayib Bukele, parceiro do presidente Donald.

Esta semana o governador Romeu, com comitiva, está em visita a El Salvador para conhecer a política de encarceramento em massa como forma de combate à violência.

El Salvador, com seus 3 milhões de habitantes, por décadas foi considerada a “capital global dos homicídios”. Com Bukele, o país da América Central viu esse índice despencar de 36 para 1,9 a cada 100 000 habitantes. Em tempo, o Sr. Bukele decretou estado de emergência em março de 2022, que permanece em vigor, suspendendo direitos constitucionais.

Por outro lado, Bukele já foi denunciado pela Anistia Internacional por violação massiva de direitos humanos, devido a prisões em massa da população sem o devido processo legal. Cerca de 70 mil pessoas já foram presas desde o início do governo de Bukele, em 2019. Ocorrem denuncias de abusos generalizados, incluindo detenções arbitrárias, desaparecimentos forçados, tortura e maus-tratos a detidos.

A contenção da criminalidade obtida graças a essa política de linha ­dura extrema vem atraindo a El Salvador políticos da direita radical para ver de perto o “milagre”.

Romeu, justificou sua ida ao país para conhecer a política de segurança de El Salvador para implantá-la em Minas Gerais.

Viver é Perigoso

FILOSOFIA EM GOTAS


Conta Platão, em "A República". 

Um certo dia, após um tremendo terremoto que rachou o solo no local onde Giges conduzia o rebanho, ele desceu por uma fenda que se abriu no chão e lá encontrou um cadáver com um anel no dedo. Giges tomou o anel para si e saiu correndo do local.

Giges, pega o anel e o coloca no próprio dedo. E, para a sua surpresa, percebe que a jóia lhe dá a faculdade de se tornar invisível.

Com esse poder, Giges passa a cometer uma série de delitos; seduz a rainha, mata o soberano, usurpa o poder. O mito desvenda, assim, a propensão humana a praticar atos condenáveis quando há a certeza da invisibilidade.

Viver é Perigoso

RAIZ DO MAL

 


"O fim da reeleição é a única maneira de restabelecer a dignidade dos cargos políticos, com gente competente e preparada, que saiba enfrentar adequadamente os problemas do país.

Não é a dilatação do prazo que vai fazer com que uma administração desastrada ou desonesta se conserte. Todo programa de governo previamente planejado deve ser executado no período legal do mandato.

A não reeleição evita que o político faça conchavos e acertos escusos para se perpetuar no poder. A política, para ser saudável e sustentável, não pode ser profissão, muito menos perpétua.

A proibição da reeleição favorece o princípio republicano da renovação e alternância do poder. É preciso continuamente abrir espaço para o surgimento de novas lideranças políticas, acabando-se com o feudalismo vigente na estrutura dos partidos, cujos fundadores ou chefes fazem deles propriedade particular. Na democracia, quanto mais renovação nos comandos, menos espaço se proporciona ao continuísmo ditatorial ou feudal.

O político - seja ele do Executivo ou do Legislativo - que não executa seus projetos ou ideias dentro do prazo legal do mandato revela, desde logo, um péssimo planejamento ou incompetência para o exercício da função pública.

O Parlamento e o Executivo, nos regimes democráticos, devem ser exercidos sempre de forma transitória. O fim do político profissional não significa acabar com o profissionalismo necessário do serviço ou do servidor público, cuja expertise deve ser aproveitada da melhor forma possível na realização dos programas de cada governo ou de cada mandato."

Luiz Flávio Gomes

Viver é Perigoso

quinta-feira, 29 de maio de 2025

EMPREGOS FORMAIS

 


O Brasil cria 257.528 empregos formais em abril e atinge melhor saldo da nova séria histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), iniciada em 2020.

Minas Gerais abriu 29.083 postos de trabalho com carteira assinada em abril. Em relação a março, houve um crescimento de 55,3%. O desempenho fez com que o Estado fosse o segundo maior gerador de empregos no quarto mês de 2025, atrás somente de São Paulo.

Destaques no sul de Minas:

1) Extrema + 429

2) Alfenas  + 385

3) Pouso Alegre + 279

4) Lavras + 180

5) Varginha + 163

6) Paraisópolis + 141

7) Monte Belo + 131

8) Itajubá + 128

9) Passos + 120

10) Machado + 117

Em tempo, Santa Rita do Sapucaí + 89, Piranguinho + 41, São Lourenço + 53

Viver é Perigoso


 

QUINTA GELADA



A moçada do Blog está cansada de saber que o R.E.M. foi uma banda de rock norte-americana formada em 1980, pelo vocalista Michael Stipe, o guitarrista Peter Buck, o baixista Mike Mills e pelo baterista Bill Berry.

Foi uma das primeiras bandas populares do rock alternativo, o R.E.M. ganhou atenção, em seus primórdios, devido aos arpejos de guitarra de Peter Buck e aos vocais de Stipe.

A banda lançou seu primeiro single, "Rádio Free Europe", em 1981.

Falando sobre a Rádio Free Europe.

A Radio Free Europe, lendária estação de rádio pirata, foi fundada nos EUA há 75 anos com a qual Eisenhower pretendia levar “a voz da liberdade” para o outro lado da Cortina de Ferro. Atualmente transmite notícias e informações em 27 idiomas para 23 países onde a imprensa livre é proibida pelo governo ou está ameaçada.

A Rádio está definhando desde março, quando o governo Donald decidiu retirar a ajuda econômica que vinha fornecendo desde o final da década de 1980. Para Donald, a emissora tornou-se uma ferramenta de propaganda ineficaz e obsoleta, uma mera relíquia da Guerra Fria.

Voltando ao R.E.M, quatro décadas após o lançamento do single de estreia de 1981, “Radio Free Europe”, foi anunciado de uma nova forma para os fãs. O R.E.M. anuncia com orgulho ‘Radio Free Europe 2025’, um EP beneficente de cinco faixas, liderado por um remix inédito de 2025, feito por Jacknife Lee, colaborador de longa data da banda. O lançamento celebra o 75º aniversário da “original” Radio Free Europe.

‘Radio Free Europe 2025’ está disponível para streaming e dowload. Uma edição limitada de 10 polegadas em vinil laranja — disponível para pré-venda exclusivamente na loja oficial do R.E.M.. e lojas de discos independentes —chegará em 12 de setembro.

Os lucros de todas as vendas de vinil serão destinados à Rádio Free Europe, uma corporação editorialmente independente, apartidária e sem fins lucrativos. Os membros do R.E.M. dizem que essa missão de promover a liberdade de expressão sempre repercutiu na banda.

Viver é Perigoso 

quarta-feira, 28 de maio de 2025

MARINA


Viver é Perigoso

terça-feira, 27 de maio de 2025

VIDA QUE SEGUE

 

Viver é Perigoso

segunda-feira, 26 de maio de 2025

MOÇA BONITA

Virna Lisi

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Oswaldo Goeldi - O Pescador (1951)

Viver é Perigoso

MÃO NA CARA NÃO, BRIGITTE


 
Tudo bem que a Dona Brigitte já tinha 25 anos de idade quando o marido Emamnuel nasceu, mas isso não lhe dá o direito, ainda mais em público.

Viver é Perigoso

VAMOS LÁ MOÇADA !

Falando sobre os comentários no "Viver é Perigoso" acerca das poucas notícias sobre a Terrinha. Fazem todo o sentido, considerando a atuação do Blog nos últimos 15 anos. A redação, considerando a mudança de Administração, resolveu, salvo em caso excepcionais, respeitar 120 dias, estendidos  para 150, para colocação da casa em ordem, que serão completados na próxima sexta-feira.

Iremos começar abordando sobre o destino do empréstimo de R$ 70 milhões feitos pela Preffeitura e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

Sinceramente ? Não estaremos fazendo mais do que a obrigação.

Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA !


Como disse certa vez o amigo Senhor Zé Ferino (explicando que o espaço deixado entre o Zé e o Ferino é por conta do redator. O nome grafado em seus documentos é Zeferino).

- Pois é Camarada, agora que sei muito, ninguém me pergunta mais nada.

Ageismo - Explica-se é o processo de criar estereótipos ou discriminar uma pessoa ou grupos de pessoas pela idade. A palavra "ageísmo" vem do inglês "ageism", definida por Robert Butler em 1969. Ainda é pouco discutido. Preconceito, que em última instância afeta a todos que envelhecem e pode ser encontrado nas atitudes, práticas e pensamentos discriminatórios, bem como nas políticas institucionais que excluem ou limitam a participação dos idosos.

Em tempo, aqui estamos lutando em causa própria.

Viver é Perigoso


UM CARA CAPAZ


Fala-se e comenta-se muito sobe jogadores deixando de lado, pelo menos para elogiar, os treinadores. Ontem (25), o discreto e atuante técnico do Flamengo armou com inteligência a sua equipe e não deixou o time treinado pelo badalado português Abel Ferreira, dentro de seu próprio campo, com caros reforços impor seu estilo de jogo. com caros reforços em campo.

Filipe Luís Karminski nasceu em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Está com exatos 40 anos de idade. Como lateral-esquerdo, atuou pelo Figueirense, Deportivo La Corunã, Atlético de Madrid, Chelsea e Flamengo. 

Em abril de 2022, ainda enquanto jogador, Filipe deu início ao curso de técnicos da CBF Academy . O então lateral-esquerdo recebeu a Licença B no dia 12 de maio de 2023, podendo assim ser técnico de times das categorias de base.

Em janeiro de 2024 foi oficialmente anunciado como novo técnico do time Sub-17 do Flamengo. Em 13 de junho de 2024, Filipe foi oficialmente anunciado como novo técnico do time sub-20 do Rubro-Negro. Em 30 de setembro de 2024, o Flamengo anunciou que Filipe Luís assumiria interinamente o comando da equipe profissional até o fim da temporada. E foi seguindo.

Como jogador, Filipe Luís era notoriamente conhecido por sua consciência tática e ótima de leitura de jogo, habilidades estas que ele credita ao treinador holandês Danny Blind, que o ensinou a "aprender aspectos táticos do jogo".

Como dizem na boa vista, "meter o pau" no técnico é fácil, difícil é atentar para os detalhes técnicos que influenciam na partida.

Viver é Perigoso

BABEL

 

Viver é Perigoso

domingo, 25 de maio de 2025

O QUE É ISSO HERMANOS ?



O presidente Javier Milei participou neste domingo do Te Deum do dia 25 de maio na Catedral de Buenos Aires

O Arcebispo de Buenos Aires, Jorge García Cuerva, fez um retrato cruel da situação social na Argentina, rezou pelos aposentados, questionou as constantes agressões e pediu conciliação. Questionou aqueles que difamam, desprezam ou criticam destrutivamente uma pessoa, uma entidade ou uma obra; aqueles que odeiam e justificam seu desprezo

" Sobre o terrorismo das redes, ultrapassamos todas as fronteiras; a desqualificação, a agressão constante, os maus-tratos, a difamação parecem ser comuns". Precisamos de diálogo, de forjar uma cultura de encontro, de conter urgentemente o ódio. Vamos nos dar outra chance; não podemos construir uma nação através da guerra entre nós. Qualquer ato de violência é condenável e rompe o tecido social. Nosso país também sangra: tantos irmãos e irmãs que sofrem marginalização e exclusão; tantos adolescentes e jovens vítimas do narcotráfico, que em alguns bairros é uma realidade paralela; tantas pessoas em situação de rua; famílias que sofreram com as enchentes; pessoas com deficiência; tantas mães que não sabem mais o que fazer ou como evitar que seus filhos caiam nas garras das drogas e do jogo; aposentados que merecem uma vida digna, com acesso a medicamentos e alimentação; essa ferida continua aberta e sangra há anos, mas como sociedade precisamos curá-la rapidamente. Muitos podem ser os responsáveis ​​por essa triste situação, mas a oportunidade que temos de resolvê-la é hoje. Quantas gerações mais terão que reivindicar aposentadorias dignas e até quando? 

Viver é Perigoso

PORQUE HOJE É DOMINGO


"Stand by Me" é uma canção, originalmente interpretada pelo cantor e compositor americano Ben E. King, e escrita por King, Jerry Leiber e Mike Stoller. O título é derivado e inspirado por uma canção gospel chamada "Stand by Me Father", gravado pelos Soul Stirrers com Johnnie Taylor como vocalista. A terceira linha do segundo verso do primeiro trabalho deriva do Salmo 46: 2 e 3.

Viver é Perigoso


CHUTANDO O BALDE



Não estão erradas as recomendações para se evitar conversas políticas em almoços/churrascos com amigos e conhecidos. Às vezes é melhor não comparecer ao evento. Em alguns não tem como.

Um camarada, de longa data, me relatou por telefone um episódio acontecido com ele. 

Num daqueles inevitáveis churrascos/almoços realizado ontem, do qual não consegui desvencilhar-me, vi colocada à prova a minha já famosa "curta paciência", quando um nosso ex-colega, depois de umas cervejinhas a mais,    disparou a criticar a extraordinária obra e a pessoa do mineiro Sebastião Salgado que tomou o barco esta semana. Razão: lendo o noticiário que inundou páginas do mundo sobre a obra e partida do fotógrafo, ficou sabendo sobre sua atuação como ativista de esquerda e sua ida para Paris em 1969, escapando da ditadura militar.

Não deu para aguentar quando o amigo, apoiado pela maioria, acrescentou que "não têm um artista ou alguém metido a intelectual que não seja de esquerda e venha com esse papo de preservação da natureza, defesa de comunidades indígenas e outras baboseiras, segundo ele.

Confesso que resolvi "chutar o balde", como dizem na Boa Vista é claro. Sem alterar o tom de voz e pausadamente, tomei a liberdade de discordar quanto à; inexistência na história de expressões artísticas de direita e citei a cineasta alemã Leni Riefenstahl.

Dado o silêncio, conclui: Leni Riefenstahl foi a cineasta inovadora e criativa pelos filmes na segunda metade da década de 30. Suas obras mais famosas são os filmes de propaganda que ela realizou para o Partido Nazista alemão. Ela teve um relacionamento amigável com Adolf Hitler, que colaborou em alguns dos seus filmes. Após a guerra, Riefenstahl foi presa, não sendo porém acusada de crimes de guerra. A cineasta tomou o barco em 2003 e sempre negou ter conhecimento do holocausto.

Minha última frase foi proferida já de longe me despedindo.

Viver é Perigoso

MERCADO LÓGICO


O SOS do Zelador

Os oceanos e as mudanças climáticas. Umas verdades inconvenientes. Os oceanos e mares têm relação direta com o clima do planeta. e suas mudanças. Muitas já fartamente percebidas. Os oceanos e mares influenciam no clima. Mas também são afetados pelas mudanças climáticas

1-Os oceanos e mares absorvem grande parte do calor e do CO2 do planeta. O que ajuda a mitigar o aquecimento global. Mas essa absorção tem consequências muito negativas. Citamos a acidificação das suas águas que aumentou 30% desde a Revolução Industrial. E a alteração dos ecossistemas marinhos afetados pelo aumento da temperatura.

2- Os oceanos absorvem 90% do calor produzido pelo aquecimento global. E que eles conseguem absorver vinte vezes mais calor que a atmosfera.

3-Ou seja os oceanos absorvem praticamente um terço de toda a emissão de CO2. provocando a diminuição do pH da água. Tornando-a mais ácida.

4-Muita química. Ao se dissolver na água do mar o CO2 reage com a água formando ácido carbônico (H2CO3). Que dissocia em íons hidrogênio (H+) e íons de bicarbonato (HCO3-). O aumento dos íons hidrogênio reduz o pH da água dos mares e oceanos. pH mais baixo = maior acidez..

6-A acidificação modifica a composição química e afeta gravemente os organismos marinhos. As espécies mais ameaçadas por este fenômeno são: caranguejos, lagostas, camarões, vôngoles, caracóis, ostras e mariscos. Outras espécies superiores da cadeia alimentar são impactadas. Porque dependem destas para sobreviverem.

7-Uma grande redução nas populações de peixes e crustáceos pela acidificação impactaria de forma grave uma das principais fontes de proteínas. Para milhões de pessoas em todo no mundo. Como consequência direta ficaria em perigo o meio de vida de cerca de 50 milhões de pescadores. E de um setor pesqueiro/industrial que emprega outros 125 milhões de pessoas.
Já pensaram Japão, China e outros asiáticos sem peixes na alimentação/culinária?

8- Pesquisas e estudos científicos estão à procura de soluções. Uma das saídas seriam as macroalgas que podem ser usadas para armazenar carbono e reduzir a acidificação. Adaptação da pesca em fazendas marinhas controladas. Também podem ajudar. Modelos caríssimos como baterias reativas que absorvem CO2 ou a fertilização das águas marinhas com sulfato ferroso. Que estimularia os microrganismos marinhos a absorver mais CO2. Mas o principal seria conter as emissões de CO2.

A acidificação e o aumento da temperatura são só uma parte do problema dos oceanos. David Attenborough no seu filme OCEAN deve abordar outros problemas: Lixo principalmente plástico. Pesca predatória. Derramamento de óleos. Diminuição da salinidade pelo derretimento das geleiras. Que provocaria mudanças nas correntes oceânicas.
David apesar do 99 anos me soa como um novo Jacques-Yves Cousteau. Que tomou o barco em 1997. Aos 87.

Oceanos quentes, ácidos e sujos? Estaremos mais que lascados.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

POIS É...



"Um país vai para o brejo quando se divide, e quando os seus habitantes passam a se odiar uns aos outros; um país vai para o brejo quando despenca nos índices de educação, mas a sua população nem repara porque está muito ocupada se ofendendo mutuamente nas redes sociais."

Cora Ronai (2018)

Viver é Perigoso

sábado, 24 de maio de 2025

NOVA RECOMENDAÇÃO


Comentarista de posts polêmicos que certamente provocarão debates, gentileza se identificarem quando das postagens. Ficaria mais confortável para os eventuais debatedores sabendo com quem estarão digladiando. Tudo em condições e igualdade, às claras, inclusive o Zelador.

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

 

Helio Oiticica
Viver é Perigoso

MOÇA BONITA



Dra. Mariangela Hungria da Cunha foi anunciada como vencedora do World Food Prize 2025, considerado o "Nobel da Agricultura", um dos maiores reconhecimentos da ciência global, por seu trabalho com insumos biológicos que revolucionaram a agricultura no Brasil. A honraria foi concedida no dia 12 de maio de 2025, nos Estados Unidos.

Dra. Mariangela ajudou a revolucionar a agricultura nacional com seus estudos que resultaram em técnicas de aplicação de insumos biológicos em grandes plantações. Seu trabalho consiste em selecionar microorganismos e fazê-los mais eficientes com o objetivo de reduzir o uso de fertilizantes químicos. Nada menos do que 85% da soja brasileira é cultivada com insumos biológicos.

Ela nasceu em Itapetininga em 1958. Formou-se no curso de agronomia da ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz em Piracicaba, com Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas entre 1979 e 1981. No ano seguinte, ingressaria no doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, defendendo a tese em 1985. Fez estágios de pós-doutorado em microbiologia na Universidade Cornell (1988-1989), em fitoquímica e sinalização molecular plantas-microrganismos na Universidade da Califórnia (1989-1991) e em bacteriologia na Universidade de Sevilha (1997-1998).

Em julho de 1991, transferiu-se para a Embrapa Soja, em Londrina, trabalhando com o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e com a Embrapa Cerrados.

É Comendadora e grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. É pesquisadora da Embrapa desde 1982.

Viver é Perigoso

COISAS DE SÁBADO


Viver é Perigoso

SAÍDA PARA O PACÍFICO



O ex-presidente argentino Mauricio Macri disse que, em 2018, Donald, durante a sua visita oficial a Buenos Aires para uma reunião do G-20. sugeriu que a Argentina conquistasse seu vizinho Chile para ter acesso ao Oceano Pacífico. 

A revelação de Macri, ocorrida na Espanha, evidenciou a visão expansionista do presidente americano. Durante seu novo mandato, ele expressou seu desejo de anexar territórios no Canadá e na Groenlândia, bem como controlar o Canal do Panamá.

Blog: Caso o Sr. Jair tivesse sido eleito qual seria a sugestão do Sr. Donald para o Brasil ter acesso direto ao Pacífico.

Viver é Perigoso

SE MANCA ZEMA



Será que não tem um conhecido ou um amigo próximo para dar um toque no governador Romeu ?

Pegando mal as trapalhadas do governador de Minas tentando da pior forma possível se firmar como um nome da direita para 2026.

Enquanto nomes como os dos governadores de direita, Tarcisio de Freitas, Ronaldo Caiado, Ratinho Junior e até o quase de direita Eduardo Leite, tocam com categoria o barco mantendo um diálogo necessário com o governo federal, o Sr. Romeu adotou uma postura de confronto direto e até com relação ao STF.

Levantamento feito pelo jornal O Tempo identificou que, em cerca de dois meses, Romeu publicou aproximadamente 30 conteúdos no feed do Instagram com  teor agressivo.   

Só lembrando, que nas últimas eleições, o então candidato Lula venceu as eleições aqui no próprio território mineiro.

Poderia crescer politicamente com equilíbrio, firmeza e claro atentando direto para administrar as questões de Minas. Exato proceder político dos mineiros.

Viver é Perigoso

POIS É...

 


" Não consigo encontrar um denominador comum entre as pessoas que eu gosto e admiro, mas entre as pessoas que eu amo é fácil: todas elas me fazem rir. "

W.H.Auden

Viver é Perigoso

UM MESTRE

 

Viver é Perigoso

OBSERVADOR DE CENA



Ele sendo ele

A cada semana, ou duas Donald "escolhe" um inimigo. Já foi o México, depois Canadá, depois a Dinamarca ( que tem o domínio da Groenlândia), depois a China, depois o resto do mundo. 

Agora é a União Europeia amigos tradicional dos americanos por décadas. Acusa os europeus de tirarem vantagem dos EEUU. Taxará os produtos de lá em 50%.

Será tática ou mania de perseguição? Enquanto isso boa parte do dito mercado fica perplexa.

Quem consegue prever os movimentos donaldistas ou talvez receba alguma informação antecipada dos disparates, ganha muito dinheiro (como a informação dos bitcoins).

Observador de Cena

Viver é Perigoso

sexta-feira, 23 de maio de 2025

MOÇA BONITA



Aos cinco anos de idade, Joceli Borges foi retratada pela famosa câmera de Sebastião Salgado ao lado dos pais, que peregrinavam pelo interior do Paraná em busca de um lote de terra. A imagem foi captada na margem da rodovia que liga Laranjeiras do Sul a Chopinzinho (oeste do Paraná).

Aquele rosto sujo de olhar provocativo virou capa do livro "Terra", lançado em 1997 e ganhou espaço na mídia, em museus e em galerias do Brasil e do exterior.

Passados 16 anos, a jovem de 21 anos continua uma trabalhadora rural sem terra.

Descoberta pela Folha de São Paulo, vive com o marido e a filha em um acampamento do MST e diz ter dois sonhos: um lote e dois exemplares do livro que espalhou sua imagem mundo afora. "Um pra mim e outro pro meu pai."

Joceli, no dia a dia, planta o que chama de "miudezas": mandioca, batata doce, milho, feijão, melancia e verduras para vender na cidade. Aceitou falar com o repórter, mas com a condição de que antes das fotos pudesse ajeitar o visual. Disse ela: "Um dos meus maiores sentimentos e do meu pai foi eu sair na foto do livro toda desarrumada.

Viver é Perigoso

FICARAM OS MOMENTOS REGISTRADOS PELAS IMAGENS

1944 - 2025

"⁠Eu descobri que as maiores viagens que fiz na vida foram dentro de mim mesmo."

Sebastião Salgado

Viver é Perigoso

CRAZY MAN

 

Viver é Perigoso

quinta-feira, 22 de maio de 2025

EM BREVE, DESTINO DOS MELHORES



Universidade de Pequim

Nesta quinta-feira (22), o governo Donald revogou a autoridade da Universidade Harvard para admitir novos estudantes internacionais. 

A decisão, que também traz o risco de perda de status para aqueles que atualmente estudam lá com um visto especial, representa uma escalada nos ataques do governo americano contra a prestigiosa instituição de ensino, a mais antiga do país, que já havia congelado grandes quantias de financiamento desde o retorno do republicano à Casa Branca por se recusar a cumprir suas demandas ideológicas.

A notícia foi relatada pelo The New York Times e confirmada pelo Departamento de Segurança Interna (DHS). Sua secretária, Kristi Noem, enviou uma carta, que ela compartilhou no X, na qual alerta as autoridades acadêmicas sobre a revogação, “com efeito imediato”, do Programa de Intercâmbio de Estudantes da Universidade de Harvard. "Isso significa que Harvard não pode mais matricular estudantes internacionais, e aqueles atualmente matriculados terão que se transferir para outra instituição ou perderão seu status legal". A medida, afeta aproximadamente 6.800 pessoas, ou cerca de 27% do corpo estudantil, que vêm de mais de 140 países.

Em abril, o governo Donald ameaçou Harvard com a medida, se a universidade não concordasse em compartilhar "informações confidenciais" sobre os alunos estrangeiros estudantes nos Estados Unidos com vistos de estudante que poderiam estar envolvidos em atividades "perigosas" ou "ilegais", responsabilizando a Universidade por fomentar a violência, o antissemitismo e a coordenação com o Partido Comunista Chinês.

Viver é Perigoso 

AI-5 CAIPIRA NO VIVER É PERIGOSO



Concordando com um amigo, em conversa rápida hoje nas proximidades do Colégio G9, o Zelador informa que comentários fraquinhos, com expressões que não dizem nada, não serão mais publicados. Às vezes, um comentário de uma palavra só, inteligente, pode dizer mais do que um com vários parágrafos. A isso chamam de comentários lacônicos.

Quiserem continuar comentando, ok. Tenham certeza que o Zelador irá ler. 

Tratando-se de um ponto de vista inteligente e não repetitivo, não será apagado.

Ah ! correções dos textos sempre serão recebidas e publicadas.

Viver é Perigoso

ANISTIA - LUTA DE UMA VIDA



A Comissão de Anistia aprovou de forma unânime nesta quinta-feira (22) o reconhecimento da ex-presidente Dilma Rousseff como anistiada política. 

A declaração de anistia é um instrumento de reparação e preservação da memória. Com ele, o Estado pede perdão às vítimas dos crimes cometidos durante o regime militar (1964-1985).

A Comissão de Anistia é um órgão de assessoramento direto do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e é responsável por analisar os pedidos de reparação de perseguidos pela ditadura. O pedido havia sido rejeitado em 2022, durante o governo do Sr. Jair.

Dilma foi presa e torturada durante a ditadura. Foi submetida na prisão a choques elétricos,  pau-de-arara, palmatória e socos no rosto.

Lembrando, Dilma é filha do Sr. Pétar Rousseff e da mineira, Dilma Jane Silva. Em 1967, na Escola Estadual Central começou a participar de uma organização chamada Política Operária - Polop. Esse grupo se dividiu em dois: um reivindicava uma Assembleia Constituinte e outro, a luta armada. Dilma ficou com esse último grupo, que veio a se chamar Colina - Comando da Libertação Nacional.

Em 1967, na Escola Estadual Central, com 20 anos de idade, começou a participar de uma organização chamada Política Operária - Polop. Esse grupo se dividiu em dois: um reivindicava uma Assembleia Constituinte e outro, a luta armada. Dilma ficou com esse último grupo, que veio a se chamar Colina - Comando da Libertação Nacional.

No ano seguinte, conheceu e casou-se com Claudio Galeno Linhares, companheiro do Colina. Até janeiro de 1969, o Colina contabilizava em Minas quatro assaltos a bancos, uma meia dúzia de carros roubados e dois atentados a bomba.

Em 1969, já casada com o companheiro de luta, Cláudio Gelono Soares, foram para o Rio de Janeiro, quando aconteceu a fusão da Colina com a VPR. Vanguarda Popular Revolucionária, resultando no VAR-Palmares, que ficou famoso pelo roubo (ou desapropriação) do cofre do Ademar de Barros, na residência de sua amante, no Rio de Janeiro, que rendeu para o grupo, dizem, perto de US$ 2,5 milhões.

No início de 1970, Dilma foi presa em São Paulo, onde ficou até o final de 1972. Libertada, foi morar em Porto Alegre.

Daí para frente todo mundo sabe. Atualmente é presidente do Brics, reunindo Brasil, Russia, China, Africa do Sul Egito, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Etiópia e Irã. 

Blog: Razão a mais para a turma envolvidada na chamada "tentativa de golpe" do governo anterior, reivindique, caso condenados, também o enquadramento na anistia. Que não demore tanto tempo quanto o processo de anistia da Dna. Dilma.

Viver é Perigoso

ARQUEOLOGIA


Them foi uma banda formada em Belfast em 1964. É mais conhecida pelo hit "Gloria" e por ser o início da carreira do cantor Van Morrison.

A banda passou por diversas formações ao longo de sua carreira, sendo formada originalmente por Van Morrison nos vocais, Billy Harrison na guitarra, Eric Wrixon no piano e teclados, Alan Henderson no baixo e Ronnie Millings na bateria.

A imagem de revolta e inconformismo associada à banda foi exagerada, tanto por empresários quanto pela gravadora, a Decca, a tal ponto que passaram a encontrar dificuldades para trabalhar.

Van Morrison, no ano de 1967, cedendo à situação, dissolver a banda e dar início a uma carreira solo brilhante, principalmente se considerarmos o reconhecimento crítico.

Viver é Perigoso

PAZ NO ORIENTE MÉDIO



Lamentável. Dois funcionários da embaixada de Israel, Yaron Lischinsky e Sarah Milgram. foram mortos a tiros ontem, quarta-feira (21/5) do lado de fora de um museu judaico no centro de Washington, a capital dos Estados Unidos. O evento do museu judaico era um coquetel para jovens profissionais judeus, com o objetivo de promover a unidade e celebrar a herança judaica. Um suspeito foi detido e identificado pela polícia como Elias Rodriguez, de 30 anos, natural de Chicago.

Ainda ontem (21) o premiê de Israel, Netanyahu, apresentou pela primeira vez o plano do Sr. Donald para Gaza como condição de encerrar a guerra. A paz virá apenas quando Israel obtiver as seguintes garantias:

Que os reféns voltem para casa
Que o Hamas deponha as armas, deixe o poder, sua liderança seja exilada.
Que Gaza seja desarmada
Que se adote o plano Donald, que 2 milhões de palestinos deixem Gaza e busquem refúgio permanente em países vizinhos, como Jordânia e Egito, para transformar o território na "Riviera do Oriente Médio".

Blog: Os EUA, com o Sr. Donald, não tem colaborado em nada, muito pelo contrário.

Viver é Perigoso

ÊPA !


O Juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo Luís Manoel Pires Gonçalves deu prazo de 60 dias para a Prefeitura da Capital Paulista entregar um cronograma e a consequente modificação de nomes de vias e logradouros que homenageiam autoridades ligadas ao regime militar (1964-1985).

Viver é Perigoso

LIBEROU GERAL

 


O Senado aprovou ontem (21) um projeto que torna mais fácil a emissão de licenças ambientais. A proposta recebeu 54 votos a favor e 13 contra. Agora, o projeto segue para a Câmara.

O que aconteceu:

A Lei Geral do Licenciamento Ambiental simplifica e acelera o processo. Pela nova regra, o empreendedor é autorizado a começar a atividade sem a realização de estudos por parte de técnicos de órgãos ambientais. Basta se comprometer a respeitar exigências de preservação estabelecidas por uma lei.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, disse que o licenciamento ambiental sofreu um “golpe de morte” no Congresso Nacional, com a aprovação do projeto de lei que flexibiliza as regras e cria um novo marco legal para a regulação de atividades econômicas e empreendimentos que impactem ou envolvam o uso de recursos naturais.

O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado estadual Carlos Minc, chamou de "maior retrocesso da área ambiental dos últimos 80 anos" o novo marco do licenciamento ambiental. 

CARTA QUE RECEBI



Paris, 2010

Caro Camarada Zé,

Hoje me deu coragem. Tempo estou tendo de sobra. Rascunhei informações pessoais, que talvez até você desconheça, mesmo sendo tão próximo.

Tenho a satisfação de confirmar para o meu amigo irmão da Boa Vista, é claro, que o meu endereço em Paris continua o mesmo e sempre aguardando você e família. Sigo no 6º Arrondissement - Saint German-des-Prés, na Rue Saint Dominique. Perto do Café Flore, do Chez Papa Jazz Club e como não poderia deixar de ser, do Musée d´Orsay. Da janela da sala, ao fundo, a Torre Eiffel.

Voltando ao tema:

Meu Pai, que só conheci por fotografia, nasceu na Grécia em 1913, num vilarejo situado aos pés dos Pirineus, um pouco distante de Atenas, chamado Tipika, de onde saiu o seu sobrenome: Eliah Tipika.

Muito novo, foi para Atenas. Segundo a minha mãe, ele trabalhava na marinha mercante com um armador grego, quando em uma viagem (1933), resolveu se fixar em Barcelona, na Espanha, onde conseguiu emprego numa fundição.

Meu pai não falava de sua família grega.

Em Barcelona, conheceu quem viria ser minha mãe, Dolores Rios casaram-se em 1935, estando ambos com 22 anos.

Em 1936, eclodida a guerra civil espanhola, foi perseguido pela polícia do Generalíssimo Franco devido as suas atividades sindicais.

Fugiram para o Brasil, vindos direto de navio para Santos e de lá para São Paulo. Com a cara e coragem.

Foram morar nas proximidades do Braz, onde meu pai arrumou emprego numa fundição.
A minha mãe trabalhava de arrumadeira no hotel Metro, que não existe mais. Ficava próximo ao Mercado Municipal de São Paulo.

Segundo a minha mãe, viviam com relativo conforto, pois ambos ganhavam razoavelmente.
Em 1938 nasceu o meu irmão Ramon Tipika, cujo nome foi colocado em homenagem ao meu Avô materno.

Em 1942, com minha mãe grávida, meu Pai, ao tentar salvar uma criança, acabou sendo atropelado por um bonde na Av. Celso Garcia, vindo a falecer com 29 anos.
No desespero, minha mãe aceitou a sugestão de uma vizinha e mudou-se para Itajubá, com Ramon com 4 anos e eu na sua barriga.

Alugou uma casinha na Boa Vista, do também espanhol, Sr. Jayme Riera, proprietário da Padaria Boa Vista, também originário de Barcelona que a ajudou a se instalar. (seu Avô).
Nasci alguns meses depois, sendo a minha parteira, a Dnª Maria. Fui registrado como José Tipica, com o C no lugar do K, por exigência do cartório.

Com suas parcas economias rareando, ela conseguiu emprego na Fábrica de Tecidos Codorna, instalada no mesmo local onde foi construido o Shopping Vila Nova. Lá trabalhou por dezesseis anos, quando após insidiosa doença veio a falecer em 1958.

Fiz o curso primário no Grupo Rafael Magalhães, de onde sai com o diploma em 1953, começando logo a trabalhar na Cerealista Itajubá.

Estudando à noite, em 1957, consegui tirar aos trancos e barrancos o diploma de quarta-série ginasial no Colégio Sete de Setembro, que funcionava no Grupo Velho.

No final de 1958, depois que nossa mãe tomou o barco, viemos para São Paulo eu e o Ramon, este com a idéia fixa de ir para a Espanha, para onde foi em 1961 e nunca mais deu noticias. Já procurei-o (coloquei até agencias internacionais atrás, e nada).

Assim comecei a minha vida em São Paulo, com 16 anos. Como você acompanhou de perto, estou na França desde 1982.

Depois que fizer um resumo do restante, lhe mando. Posso estar enganado, mas não muito, acerca de datas.

Abraço,

José Tipica

Viver é Perigoso

quarta-feira, 21 de maio de 2025

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

DEIXANDO AS MALAS ARRUMADAS



Papo rápido com o Sr. Zé Ferino, hoje pela manhã na Papelaria Itajubá

- Ei camarada, tirando cópia da documentação ? Ainda não preparou o Imposto de Renda ?

- Não Sô Zé, li que fizeram neste começo de semana uma pesquisa eleitoral sobre um segundo turno em 2026, com as senhoras Janja e Michelle, disputando a presidência. Fiquei ofendido e resolvi reativar minhas providências para obtenção do passaporte espanhol. Acontecendo essa desgraceira, irei de vez.

- Pera aí camarada, só pode ser brincadeira e de mal gosto. Deix eu ver...Pior que fecharam a possibilidade de eu ir embarcar definitivo para a Itália, terra dos meus avós. Mas não sei para onde, mas aqui eu também não fico.

-Eh...faz sentido

Viver é Perigoso

A SAÍDA ESTÁ NO MAR



David Attenborough, prestes a completar 99 anos, está lançando o que ele diz ser um dos filmes mais importantes de sua carreira.

O apresentador e naturalista britânico acredita que o novo longa-metragem, Ocean ("Oceano"), pode desempenhar um papel decisivo na preservação da biodiversidade  e na proteção do planeta contra as mudanças climáticas.

"Depois de quase 100 anos no planeta, agora entendo que o lugar mais importante da Terra não é na terra, mas no mar", afirmou David, que completou 99 anos no último dia 8/5.

O filme argumenta que o oceano é o sistema de sustentação do planeta e o maior aliado da humanidade contra a catástrofe climática. E mostra como os oceanos do mundo estão diante de uma encruzilhada.

BBC

Blog: Socorro Mercado Lógico

Viver é Perigoso

REFORMA "MEIA BOCA"

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou, nesta quarta-feira, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a reeleição para os cargos de presidente, governador e prefeito. 

O texto, relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), prevê um mandato único de cinco anos para todos os cargos eletivos, incluindo deputado e senador. O texto foi aprovado de forma simbólica, sem a contagem dos votos.

A PEC segue agora para o plenário do Senado, onde precisa ser aprovada em dois turnos por, no mínimo, 49 senadores. Depois disso, será encaminhada à Câmara dos Deputados. Ainda não há previsão de quando o texto será apreciado no plenário, mas a expectativa dos defensores do texto é que isso aconteça antes do recesso parlamentar do meio do ano.

Em tempo, o presidente Lula é contrário ao fim da reeleição e já manifestou sua posição em reuniões com senadores no ano passado. A proposta também já foi criticada pela ministra Gleisi Hoffmann. 

Blog: Mereceria aplausos e torcida favorável, se incluissem vereadores, deputados e senadores no projeto. Repetindo: "reeleição - raiz de todos os males".

Viver é Perigoso

OREMOS


Como dizem na Boa Vista, é claro, o depoimento do ex-comandante foi uma pá de cal na já pouca esperança do Sr. Jair escapar.

O ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Júnior disse nesta quarta-feira (21/05) que o ex-presidente Jair levou ao comando das Forças Armadas a ideia de instaurar um Estado de Defesa no País no final de 2022 para impedir a posse do então presidente eleito Lula. Também relatou que foi discutida a possibilidade de prisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral. A declaração foi dada em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o ex-comandante da Aeronáutica, a tentativa de ruptura democrática não se concretizou por uma razão: "a não participação unânime das Forças Armadas".

Viver é Perigoso

terça-feira, 20 de maio de 2025

NOVAMENTE NA ESTRADA


Viver é Perigoso

INFORME-SE PARA FALAR DO NORDESTE

 

O Nordeste deve superar o Sul e voltar a ocuparo segundo lugar como centro de consumo do Brasil, ficando apenas atrás do sudeste.

O Nordeste deverá responder por 18,59% do consumo brasileiro. Em valores, as famílias dos Estados nordestinos devem gastar R$ 1,515 trilhão em 2025.

Os Estados nordestinos refletem uma série de benefícios para a região, como o Bolsa Família, o aumento do salário mínimo, investimentos bilionários em energia renovável, juntando-se a isso a importante força do turismo.

Viver é Perigoso 

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO

 



Sua partida foi sentida em sua terra natal, e em todo o mundo diversas pessoas choraram sua ida. (Nicanor Parra)

Para quem gosta de poesias. Aliás, de antipoesia.

"Só Para Maiores de Cem Anos " - Nicanor Parra - 287 páginas - Editora 34

Nicanor Parra (1914-2018) foi um dos principais poetas chilenos do século XX. Inventor da antipoesia - uma poesia não eloquente, próxima à lingua cotidiana, falada nas ruas, irônica, sarcástica, subversiva e provocadora.

Parra tem humor afiadíssimo, energia satírica e impulso rebelde de demolição.

Viver é Perigoso

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

 

Foto Richard Avedon
Viver é Perigoso

JUÍZO MOÇADA !

 


Viver é Perigoso

BRASIL, O PAÍS MAIS DIVERSO DO MUNDO



Estudo revela oito milhões de novas variantes genéticas. 

Costuma-se dizer que o passaporte brasileiro é o mais cobiçado entre os falsificadores porque qualquer cidadão do mundo pode se passar por brasileiro: da pele morena de Pelé à pele germânica de Gisele Bündchen, passando pelos olhos puxados de centenas de comunidades indígenas. 

A mistura de populações nativas, primeiros colonos, africanos escravizados e ondas de imigrantes europeus nos séculos XIX e XX criou uma sociedade mestiça com enorme diversidade genética, mas que tem sido pouco pesquisada. 

O Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, é resultado de alguns dos movimentos populacionais mais profundos da história: aos dez milhões de indígenas que viviam em seu território na época da colonização portuguesa juntaram-se cinco milhões de africanos escravizados trazidos para lá à força. Mais tarde, entre os séculos XIX e XX, as autoridades incentivaram a imigração europeia. Cerca de cinco milhões de italianos, alemães e espanhóis, em particular, se estabeleceram no sul e sudeste do Brasil. Também houve fortes ondas de emigrantes do Líbano, Síria e Japão (São Paulo abriga a maior colônia de descendentes de japoneses do mundo).

 Ao longo da história, a miscigenação racial tem sido descrita como o maior atributo da "brasilidade" e deu origem a mitos de que o Brasil era um país de "democracia racial", onde as três raças (negra, branca e indígena) conviviam em paz e harmonia. Embora não seja o foco central do estudo, as descobertas da equipe que trabalhou nele ajudam a desmantelar essa ideia e revelam até que ponto esse cruzamento foi, por muito tempo, resultado da violência. 

Por exemplo, a grande maioria das linhagens do cromossomo Y (masculino) são de origem europeia (71%), enquanto a maioria das linhagens mitocondriais (feminino) são de origem africana (42%) ou indígena (35%). "Esse padrão é provavelmente o resultado de uma união assimétrica histórica entre homens europeus e mulheres indígenas e africanas", diz o estudo, referindo-se ao estupro de mulheres dessas comunidades pelos colonizadores e à maior taxa de mortalidade entre homens escravizados e indígenas.

Agora, um estudo publicado na revista Science por uma equipe de cientistas brasileiros descobriu mais de 8,7 milhões de variantes genéticas até então não documentadas, das quais mais de 30.000 podem afetar a saúde da população. 

Uma das autoras do estudo, a renomada geneticista Lygia V. Pereira, da Universidade de São Paulo, explicou que o estudo preenche uma lacuna na área da genética, onde predominam dados sobre populações brancas europeias. Diz ela: “O fato de estarmos sequenciando os genomas de uma população com muitos ancestrais africanos e alguns indígenas é o que nos permite descrever milhões de variantes genéticas que ainda não foram descritas no mundo”.

O estudo faz parte do programa Genomas Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde há cinco anos com o objetivo de sequenciar os genomas completos de 100 mil brasileiros. O objetivo a longo prazo é implementar a chamada medicina de precisão na saúde pública, para selecionar tratamentos mais seguros e eficazes e detectar precocemente a probabilidade de desenvolver certas doenças.

El País

Viver é Perigoso