Translate

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

RESMUNGÃO

 


Uns resmungos

De um meio meia idade já rabugento.

O Viver tem publicado números e dados econômicos das urbes sul mineiras, produzidos com muita competência por alunos e certamente professores da Unifal.

PIBs, PIBs Per Capta, equilíbrio fiscal, capacidade de pagamento, endividamento, capacidade de arrecadação própria, dentre outros aspectos e já faz tempo dados do Caged.

E analisando qual é a percepção para a urbe itajubense? Não é boa, já fomos grandes, não somos mais e continuaremos estagnados.

A par disso eis que foi deixado na portaria um jornalzinho da gestão atual - Prestação de Contas 2025, com as loas de sempre, coisas difíceis de acreditar, comprovar e mensurar alcances verdadeiros. Tais como programas de rádio que ouvimos, o falatório político de sempre, com dizem o entrevistador (a) "levantando a bola" para o alcaide ou secretário chutar. Dados com exaltação de feitos são ações na maioria de pura continuidade, principalmente na saúde, educação, obras, limpeza.

Analisando anos passados, pelo menos nos 13 últimos em que houve 1 eleição, 1 reeleição e 1 continuidade.

Os dados são muito ruins até com perda ou estagnação da população e agora de novo novas promessas, mas a verdade é que perdemos o bonde da história do desenvolvimento.
O importante é ele, desenvolvimento econômico, sendo que o resto vem por via de consequência.

Sobre tudo que foi escrito e pautado no jornalzinho, com a palavra os srs edis que têm as ferramentas legais para requerem, mas me chamaram atenção duas:os shows de gosto duvidoso Brilha Itajubá e pedalinhos gratuitos fazem sucesso no parque.

Como diz um dos posts : PARA ANÁLISE E PROVIDENCIAS, MOÇADA !

Resmungão

Blog: Quero crer que estamos diante de um bom e lúcido novo comentarista.

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Tá ruim mas, tá bão.

Anônimo disse...

Caríssimo.
Obrigado por ter colocado um simples comentário como postagem, vou tentar, se o trabalho e as obrigações familiares e de laser permitirem, dar novas opiniões.
Um dado que a PMI poderia divulgar, aí sim com alarde merecido, seria de quanto foi o aumento no orçamento municipal para investimentos (despesas de capital) na Secretaria de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio. Não o custeio (despesas correntes), investimento, aliado aos programas em execução. Isso seria mirar no desenvolvimento econômico da urbe itajubense. Evidente que o valor de 2025 foi recebido da administração anterior (mesmo sendo uma continuidade), no entanto qual é a estimativa de investimentos na SMCTIC para 2026 que se inicia? Será significativamente maior que em 2025 ou simples correção inflacionária?
Resmungão

Anônimo disse...

nunca consideraram a smctic...serve para dar emprego aos chegados...e com salário adicional das entidades ajudando.
Esquece.
O negocio não é parqtec.
É parque municipal.