![]() |
Joan Mitchell |
Antes que me torne um eremita completo, ocuparei este espaço para falar e discutir um pouco, com simplicidade, sobre a vida, com suas alegrias e tristezas. Pode ser que acabe falando comigo mesmo. Neste caso, pelo menos prevalecerá a minha opinião.
A ideia de que os jovens serão sempre progressistas é um pouco simplista.
O contexto social, econômico e histórico pode deixas jovens susceptíveis a qualquer populismo.
Uma geração marcada pela pandemia, com preocupações de sobrevivência, com dificuldades em enxergar um futuro melhor é um prato cheio para extremistas.
No Brasil a extrema-direita ganhou a mente daqueles com idade média alta para a mais avançada. Uma realidade.
Na Europa está ganhando a mente dos jovens.
Na França, surpreentes 36% dos jovens de 18 a 24 anos apoiam o RN (Rally Nacional) de Marine Le Pen. Nos Países Baixos, 31% apoiam o PVV (Partido da Liberdade) de Geert Wilders.
Explicação: Quando os jovens sentem que as instituições não oferecem um caminho claro para uma vida significativa e bem sucedida, a alternativa que promete mudança - seja ela qual for - e identidade, pertencimento a um grupo é muito atraente. A extrema direita, com suas mensagens simplificadas e promessas de restauração de ordem e estabilidade, pode parecer uma resposta atraente a essas frustações.
(Extraido - Laura Karpuska - OESP)
Viver é Perigoso
![]() |
Chiura Obata |
Zé , 71 anos, primeiro dia na Escola de Informática para aposentados...
Fortes tempestades deixaram 23 mortos e feriram centenas nos EUA no fim de semana. Os temporais afetaram principalmente os Estados de Oklahoma, Arkansas e Texas, destruindo casas e uma parade de caminhões onde dezenas buscavam abrigo. No domingo à noite, mais de 80.000 clientes ficaram sem energia. No vizinho Missouri, mais de 90.000 ficaram no escuro. O Texas relatou 27 mil interrupções, enquanto 3.000 foram relatadas em Oklahoma.
Viver é Perigoso
A inteligência artificial (IA) caminha para ser uma das tecnologias mais significativas na história da computação. Nod últimos 40 anos, nada foi tão transformador. seu impacto será maior do que o de PCs e smartphones. E bem maior que o da internet.
Um estudo da IBM estimou que 40% dos trabalhadores globais precisarão se requalificar nos próximos 3 anos, destacando que "a IA não substituirá pessoas, mas as pessoas que usam IA substituirão as que não usam".
Certamente, vivemos uma das maiores mudanças que qualquer geração já precisou enfrentar. Os avanços tecnológicos afetam não só a carreira, negócios e governos, mas o próprio conceito de trabalho, tal qual conhecemos hoje.
Kristalina Georgieva, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, disse na última semana que a IA avançará como um tsunami e que há pouco tempo para preparar as pessoas.Ou seja, mesmo que você não concorde com a IA hoje, dificilmente conseguirá viver sem ela no futuro. Adquirir conhecimento parece ser o único antídoto capaz de combater os efeitos das atuais transformações.
Maurício Benvenutti - Inovação
Viver é Perigoso
No sossego e na confiaça estará a vossa força (Is 30.15)
Aprendi então, efetivamente, que em estar quieta estava a minha força. (Hannah Whitall Smith)
"Existe uma certa passividade que não é indolência, é uma quietude viva, nascida da confiança. Tensão quieta não é confiança. É simplesmente ansiedade reprimida".
Viver é Perigoso
"Sempre Paris" - Crônica de uma cidade, seus escritores e artistas - Rosa Freire D´Aguiar - Cia das Letras - 331 páginas.
Um encantamento ler "Sempre Paris". A jornalista Rosa Freire D´Aguiar, durante os anos 1970 e 1980 trabalhou como correspondente na capital francesa. A autora oferece um relato extraordinário da atmosfera fervilhante que dominaca a cidade.
Rosa apresenta 21 conversas com personagens incontornáveis da história cultural do século XX.
Viver é Perigoso
A grande geleira "Thwaits", conhecida como "Geleira do Juízo Final", situada na Antártida, corre maior risco de derreter do que os cientistas acredivam. Água salgada e quente passa por vários quilômetros abaixo dela, o que pode torná-la ainda mais vulnerável.
A nova informação é alarmante porque o derretimento da Thwaits pode provocar um aumento de 65 centímetros do nível do mar.
Viver é Perigoso
Deu no Metrópoles
Ex-prefeito envolvido com o Comando Vermelho fugiu para Brasília.