Viver é Perigoso
Antes que me torne um eremita completo, ocuparei este espaço para falar e discutir um pouco, com simplicidade, sobre a vida, com suas alegrias e tristezas. Pode ser que acabe falando comigo mesmo. Neste caso, pelo menos prevalecerá a minha opinião.
O Palmeiras acertou ontem (27) a contratação de Vitor Roque, atacante brasileiro de 19 anos que estava emprestado ao Real Betis pelo Barcelona.
A operação foi fechada em 25,5 milhões de euros (R$ 155 milhões), com outros 5 milhões de euros em bônus.
Viver é Perigoso
![]() |
Antonio Maluf (1926/2006) |
Não me aprecia muito assistir filmes calcados em livros já lidos. Sempre acho que faltou alguma coisa importante. Uma das exceções foi o "O Poderoso Chefão", escrito pelo Mario Puzo, e dirigido magistralmente pelo Coppola.
Pensando na premiação do Oscar, criei coragem e assisti o filme "Ainda Estou Aqui", dirigido pelo Walter Salles, baseado no livro do Marcelo Rubens Paiva.
Inquestionáveis a qualidade, a direção e o desempenho da Fernanda Torres.
Aqui registro um sentimento muito particular que me abateu e fez interromper a exibição ( via streaming) por algumas vezes.
Talvez consiga explicar: o episódio do brutal sequestro e assassinato do Eng. Rubens Paiva, aconteceu em 1971. Estava eu com 23 anos e terminando o segundo ano do curso de engenharia na Nossa Escola. Longe de estar alienado, tinha reservadamente uma preocupação constante com as práticas brutais da ditadura. Lia diariamente notas dissimuladas nos jornais, buscava com esperanças saídas para a noite escura em que viviamos. Discutia em coxixos a situação vivida, com alguns poucos amigos.
Enfim, vivi com triste intensidade os anos entre 1968 e 1973, sabendo de fatos terríveis que aconteciam nos porões. Durante o filme senti tudo novamente, a mistura do medo e revolta silenciosa.
Que cuidemos para que nunca mais aconteça.
Viver é Perigoso
Aliás, carece de um estudo mais profundo a quantidade de ex-alunos defendendo a direita. Até aí tudo bem. Os principios, defesa da família, etc, até que vão bem. O duro que a grande maioria não se enquadra nesse segmento, mas sim na ultra-direita jairzista, Donaldiana e Mileinista. Uma curiosidade: Até que não defendem mais o Sr. Jair, mas atacam sem piedade quem não é adepto. Beira religião, tal o fervor.
Rápida consulta dá conta que beiram a 90% os engenheiros, digamos assim, patriotas. Aliás, não só ex-colegas, como os professores e funcionários. Às vezes penso que possa ser raízes deixadas pelo Dr. Aureliano, que sempre foi político conservador (porém flexível).
Tudo bem. no final das conversas, sempre prevalece o bom senso e a camaradagem. A, amizade permanece intocável.
Nem pensar em sugerir que, o brilhante patrono Theodomiro Santiago, sempre se posicionou como adversário ferrenho do ditador e direitista, Getúlio Vargas. Pecado mortal lembrar que o Mestre Theodomiro, saiu de Itajubá a cavalo para se juntar a tropa paulista na Revolução de 1932, quando terminou por ser exilado.
Pois bem, o meu amigo beira o enfarte quando o assunto é o Xandão. Ficou ainda mais bravo quando lembrei-o que o Ministro Alexandre, por estar com apenas 56 anos de idade, tem direito a mais 19 anos de STF.
Revoltado mesmo ficou com deixei como sugestão estratégica, os direitistas do PL incentivarem e apoiarem o Xandão, para se candidatar a presidência da República em 2026, deixando até no meio do ano o Supremo. Sendo eleito ou não, o ministro na vida civil, deixará o caminho aberto para uma ampla anistia.
Não fez nem tchau.
Viver é Perigoso
Encontro rápido com o Sr. Zé Ferino nesta quinta pela manhã, na Boa Vista, é claro:
- Bom dia Sr. Zé, tudo bem ?
- Camarada, o assunto do momento é a queda de popularidade do Luís Inácio. Para mim, não é difícil de explicar. Divulgada ontem a pesquisa sobre empregos do Caged. Tem aumentado muito a oferta de trabalho no mercado brasileiro. Aí que a coisa pega. No Patropi, aumento de postos de trabalho não promove aprovação.
- Eh...faz sentido.
Viver é Perigoso
Não passa um dia sem que o noticiário não denuncie os absurdos, em termos de rendimentos, que ocorrem em alguns setores do judiciário brasileiro.
Muito mais do que os valores e justificativas (?), chama a atenção de todos os leitores, o silêncio da classe política sobre o tema.
Em acontecendo em qualquer categoria de profissionais (exceto a dos empresários evangélicos), o tema já seria objeto de pedidos de CPI´s e postagens do deputado Nikolas extravasando pela internet afora.
Dirão, nenhum político brasileiro é louco o suficiente para tocar no assunto.
Claro que todas as vantagens, chamadas de "penduricalhos" são legais, isto é, amparadas.
Não seria o caso do próprio judiciário constituir uma comissão para levantar e analisar os casos e propor a fixação de um salário unico, por mais elevado que seja, com a correção do limite constitucional, tudo de forma limpa e transparente ?
Desgaste desnecessário que assombra um dos três poderes da República. Triste pelos possíveis absurdos que possam estar acontecendo e mais triste ainda pelo medo que provoca a abordagem do assunto, o que chega até a ser um desrespeito aos senhores magistrados.
Viver é Perigoso
Blog: Em 77 anos nunca conversei diretamente com um comunista. Aliás, nunca conheci um deles pessoalmente. Sigo, por curiosidade, à procura.
Viver é Perigoso
Publicidade atinge até o tradicional sorteio feito pelos árbitros de futebol. Substituindo o tradicional "Cara ou Coroa", agora é "débito ou crédito".
Viver é Perigoso
Terra de bons amigos. Foi num final de semana na terra do Dimas e Matheus, que em tempos distantes conheci o Dr. Dantas Mota. Terra da bela atriz Isis Valverde.
Cidade por onde anda o jornalista e escritor, Ignácio de Loyola Brandão, que conta na sua coluna no jornal O Estado de São Paulo sobre o feito do menino de Aiuruoca, João Vitor Ferreira da Cunha, de 14 anos, ganhador da Medalha de Prata na etapa regional e Medalha de Bronze na edição nacional da 19ª Olímpiada Brasileira de Matemática.
João Vitor, estudante da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário do Sagrado Coração, no Bairro do Tamanduá.
Viver é Perigoso
![]() |
Steve Jobs’ Birkenstocks. Photo: Julien’s Auctions |
A vida não está nada fácil.
Mesmo em, aparentemente, tranquilas reuniões de família, logo após a última eleição presidencial, conhecidos amigos patriotas teciam loas aos militares na certeza da aplicação de um golpe.
Não acontecendo o golpe, dispararam a agredir os militares, taxando-os de todos os impropérios. Covardes, frouxos, etc.
Com a denúncia PGR enviada ao STF, passaram a defender os militares. Homens sérios objeto de perseguições. A tentativa golpista que todos incentivaram, inclusive em praças públicas e lamentaram não ter acontecido, passou a ser obra de ficção e como dizem, simples narrativa.
Como desabafou um amigo:
- A gente não aguenta tanta reviravolta.
Viver é Perigoso
Sutil a diferença entre o momento atual e o triste período da ditadura.
Militares e ex-militares, entre eles o Capitão Jair, ex-presidente da República, são denunciados pela Procuradoria Geral da República, com base em demorada investigação da Polícia Federal, considerando amplos depoimentos de ex-companheiros de caserna e governo.
Tudo absolutamente sem surpresas.
Tudo claro, publicado e discutido em todos os meios de comunicação.
Todos terão conhecimento dos autos e direito a fornidas bancadas de defensores.
Serão julgados pela mais alta corte da Nação, certamente, com transmissão ao vivo e em cores.
Caso considerados culpados, as penas previstas constam da legislação.
Nos tempos escuros, dezenas foram presos, torturados, eliminados. Centenas foram cassados, sem saberem por quais razões. Muitos retirados do recôndido de seus lares na calada da noite. Outros tantos, levados ao exílio.
Na maioria dos casos, quando muito, merecedores de uma notinha no rodapé dos jornais mais destemidos.
Não tem como não comparar e concluir que vivemos tempos de irrestrita liberdade.
Só que viveu, na acepção da palavra, conclui que vivemos em plena democracia.
Tudo isso não foi dado. Foi conquistado. E custou.
Viver é Perigoso
![]() |
Aprovação do Projeto Cabelte e Cabelauto em Itajubá |