Um ano e dois meses depois o que sobrou do tarifaço do Donald?
A tão propalada redução do déficit comercial americano não aconteceu. Só reduziu 0,2% no ano passado. Que o tarifaço iria diminuir o desemprego. Não aconteceu. Aliás no ano 2025 quase 100.000 vagas foram fechadas. Custo de vida aumentou. Inflação beira os 3%. Com os dinheiro das tarifas iria dar $ 2.000,00 para cada americano. Ninguém ainda viu o verdinho das cédulas.
O resultado do tarifaço mostra o que a Teoria Econômica dita: aumento de impostos não reduz o custo de vida. Pelo contrário. Nem leva ao desenvolvimento econômico. Donald “esqueceu” o que viu os bancos escolares.
Chegamos então a notícia recente. A Suprema Corte de lá decidiu que o Donald não pode impor tarifas amplas. Sem aval do Congresso. A lei que ele estava usando não lhe dá esse poder.
Enquanto essa questão não for resolvida toda a economia mundial está em compasso de espera. A economia americana então nem se fala. Isso é mortal para o desenvolvimento: IMPREVISIBILIDADE! E o Donald agora diz que usará outra regra para impor tarifas. Ontem sexta seriam de 10%. Mas ontem foi ontem! Hoje sábado ele diz que serão 15%!!!! QUE LOUCURA! Não sustenta de pé o que disse sentado.
Mas a coisa não para por aí. Como foi considerada ilegal a cobrança das tarifas é muito provável que Tesouro Americano tenha que devolver quase todo o valor pago. Empresas importadoras americanas já se preparam para entrar com ações administrativas e judiciais. As mesmas empresas que foram à Suprema Corte contra o tarifaço. E ganharam.
Economistas do Penn-Wharton Budget Model (um grupo de pesquisa apartidário da Universidade da Pensilvânia. Que fornece análises econômicas e fiscais rigorosas sobre o impacto de políticas públicas) calcula algo em torno de US$ 180 BILHÕES DE DÓLARES já teriam que ser devolvidos! Quase 0,7% do PIB estadunidense.
Se isso tudo e outras ações é conduzir bem a maior economia do mundo já não se sabe o que seria conduzir mau.
PS. Seria uma perda enorme a finalização desse espaço. Principalmente na discussão e exposição dos temas ambientais. Que procuramos esclarecer. No que for possível peço encarecidamente ao titular a continuidade. Aos comentaristas: vamos elevar o nível pessoal!
Com os agradecimentos pelo que já foi publicado,
Mercado-Lógico
Viver é Perigoso

Nenhum comentário:
Postar um comentário