Translate

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

CLARIN DA BOA VISTA GEOGRAPHY


Vez por outra damos de cara na internet com uma postagem interessante. Essa sobre o Rio Nilo é uma delas.

O Nilo é o rio mais longo do mundo, estendendo-se por 6853 km no nordeste de África. A palavra "Nilo" deriva de duas palavras, a palavra grega "Neilos", que significa um vale, e a palavra latina "Nilus".
O Nilo é a via navegável que liga os países da bacia do Nilo, que inclui 11 países africanos: Uganda, Eritreia, Ruanda, República Democrática do Congo, Tanzânia, Burundi, Quénia, Etiópia, Sudão do Sul, Sudão e Egito.
Nos tempos antigos, os egípcios primitivos estabeleceram-se nas margens do Nilo, construíram casas e cabanas simples para se abrigar, cultivaram muitas culturas e domesticaram alguns animais.
E desde então, os primeiros passos para a glória do Egito começaram.
As cheias do Nilo, que traziam os aluviões que cobriam as terras vizinhas ao longo do vale do Nilo e as tornavam férteis, foram o ponto de partida da agricultura.
O trigo foi a primeira cultura cultivada pelos antigos egípcios, que dependiam na época das cheias do Nilo como solução para a ameaça da fome e da escassez de alimentos.
Por outro lado, utilizavam alguns animais como o búfalo e o camelo para se alimentar, arar e deslocar.
Em suma, o Nilo foi e é essencial para os homens, as culturas e o gado. Pouco a pouco, ainda na Antiguidade, a maioria dos egípcios deslocou-se para o vale do Nilo, onde podiam arranjar alimento.
Quando os ancestrais se reuniram nas margens do Nilo, deram origem à Civilização Egípcia, uma das maiores civilizações da história antiga, que viu a construção de muitos templos e tumbas contendo tesouros e joias valiosas.
A influência do Nilo estende-se até ao Sudão, onde contribuiu de forma significativa para o estabelecimento dos reinos sudaneses.
O Nilo é o melhor meio de registar a Civilização Egípcia antiga na história, bem como o segredo sagrado do sucesso em outros domínios. A agricultura foi a primeira atividade que formou os pilares do império egípcio.
Quando o Nilo transbordava, o nível da água subia, transportando ricos depósitos aluviais e inundando o solo da vale, tornando-o mais fértil. Os antigos egípcios aproveitavam a época das cheias para cultivar alimentos.
Depois disso, recorreram a alguns animais domésticos na sua vida para ajudar nos trabalhos agrícolas. Estes animais encontraram no Nilo um abrigo permanente onde encontraram as águas do Nilo. Por outro lado, o Nilo tornou-se a passagem de pessoas e mercadorias, especialmente entre os países da bacia do Nilo.
Na Antiguidade, utilizavam barcos de madeira para trocar bens e mercadorias ao longo do Nilo; agora utilizam grandes navios. Estas trocas promoveram o progresso económico e deram origem ao poderoso rio Nilo.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: