Jornal Le Monde usa Jair para alertar franceses sobre risco em eleição
Um dos principais jornais franceses usa o exemplo de Jair para alertar os eleitores na França sobre o risco de uma vitória da extrema direita. A eleição que ocorre no dia 7 de julho vai definir a composição do governo. e as pesquisas de opinião apontam que o partido RN (Reunião Nacional) pode sair como vencedor. Se obtiver maioria, o grupo ainda pode escolher o primeiro-ministro, no caso Jordan Bardella.
Diz o Le Monde :
As investigações policiais agora mostram de forma crua como Jair e seus seguidores, derrotados nas urnas por Lula em 2022, conspiraram durante semanas no mais alto nível para organizar um golpe militar. Tudo isso culminou no evento traumático de 8 de janeiro de 2023, quando multidões fanáticas saquearam as instituições de Brasília.
A experiência brasileira mostra que a vitória da extrema direita nunca é insignificante e não pode ser resumida como um simples "teste" de uma nova oferta política, ainda não experimentada", disse. "Sua transição do poder deixa feridas que levarão muitos anos para cicatrizar, se é que serão cicatrizadas. Como Jai, não há garantia de que o RN entregará voluntariamente as chaves do Estado.
Outro ponto em comum é o fato de que a França e o Brasil estão procurando bodes expiatórios, e os estão encontrando. "Para Jair, eleito com o apoio do trio agronegócio-evangélico-militar, o inimigo está dentro, personificado pelos 'comunistas', os sem-terra, os LGBT e os indígenas. Para Bardella, herdeiro da família Le Pen e obcecado com a 'invasão' migratória e a 'ameaça islâmica', segundo eles, o perigo vem do exterior.
Para os que estão chegando agora, o Le Monde é um jornal diário francês fundado por Hubert Beuve-Méry e continuamente publicado em Paris desde a sua primeira edição em 19 de dezembro de 1944. É um dos mais importantes e amplamente respeitados jornais do mundo.
Viver é Perigoso
Um comentário:
A palavra induz o exemplo arrasta.....
Postar um comentário