Quando a improvisação na economia leva quase sempre ao desastre
Temos acompanhado as idas e vindas do Donald. Na questão das tarifas alfandegárias. Notadamente sobre Canadá e México. Impõe depois suspende por 30 dias. Depois voltam. E aí na volta retira-se setor como o automobilístico por 30 dias!!!!
Vamos a esse setor. Por que foi retirado por 30 dias? Porque as grandes montadoras americanas reclamaram. Ford, GM e as do grupo Stallanttis (Fiat, Citroen, Chrysler..). E por que reclamaram? Porque em média só 54% dos componentes dos carros americanos são produzidos localmente. O resto vem de fora. Principalmente Canadá e México. Exatamente os que foram tarifados em 25%!. Consequências? Aumento de preços e desarranjo empresarial de planejamento de longo prazo.
Até entendo os propósitos do Donald. Tentar recuperar o setor automobilístico americano que já foi grande. Mas isso não se consegue em 30 dias !!!!. Que foi o prazo estendido pela presidência quando suspendeu a aplicação das tarifas. São necessários anos de política pública e planejamento empresarial. Rearranjos na cadeia produtiva. E previsibilidade. Não improvisação. Donald como grande empresário deveria saber disso.
E vem mais por aí. !0% sobre os produtos chineses atingindo os custos de baterias/acumuladores/chips dos carros elétricos. Principalmente da Tesla. Do favorito Elon.
Mercado-Lógico
Viver é Perigoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário