Translate

sábado, 8 de março de 2025

ENQUANTO ISSO ...



O governo Trump declarou guerra às universidades. Essa é a opinião de 94% dos reitores de cem instituições de ensino superior que se reuniram em Yale. Trump tem adotado, também na educação superior, a estratégia de “choque e pavor”, impondo decisões de forma rápida e avassaladora. A abordagem parte do diagnóstico de que as universidades foram tomadas pelo esquerdismo woke, precisam ser derrotadas e energicamente submetidas a novas diretrizes, mais ou menos como Viktor Orbán fez na Hungria.

Uma das primeiras ações de Trump foi congelar o financiamento federal à pesquisa. Além disso, cortou parte do financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde, órgão responsável pelo financiamento da pesquisa em biomedicina. A medida retirou US$ 4 bilhões de apoio às instituições nos orçamentos dos projetos de pesquisa.

Além dos ataques à pesquisa, os decretos de Trump restringindo políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) já impactam as universidades.

A Universidade Estadual da Carolina do Norte tirou do currículo obrigatório todas as disciplinas que pudessem ser interpretadas como DEI.

Anunciada uma força-tarefa federal para combater o antissemitismo nas universidades visitaria dez campi, entre eles Harvard, Columbia e dois da Universidade da Califórnia. A maior parte dessas universidades foi palco de acampamentos de estudantes protestando contra a ocupação de Gaza por Israel. Em alguns casos, manifestantes foram acusados de antissemitismo contra estudantes e professores judeus.

A força-tarefa anunciou uma revisão completa dos contratos federais com a Universidade Columbia a partir de uma investigação alegando que a instituição violou cláusulas que proíbem discriminação “com base em ascendência, características étnicas ou origem nacional”. Como resltado, Columbia já perdeu US$ 400 milhões em contratos federais devido ao que consideram uma “contínua inação diante do assédio a estudantes judeus”.

Nos Estados Unidos, grandes universidades são financiadas principalmente por verbas federais, matrículas e anuidades pagas pelos estudantes e rendimentos de seus fundos patrimoniais. Esses fundos, no passado isentos de impostos, passaram a ser tributados em 1,4% no primeiro governo Trump, em 2017. Agora, um novo Projeto de Lei, apresentado pelo deputado Mike Lawler, aliado de Trump, propõe ampliar a taxação para 10%.

Em vez de fortalecer o pluralismo e o livre debate, o governo Trump tem promovido uma repressão seletiva que ameaça a autonomia universitária e o próprio ideal de educação superior como espaço de pensamento crítico.

Pablo Ortellada (USP)

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa.... que surpresa... um maluco de extrema direita que nao gosta de Universidade...

Anônimo disse...

As improvisações e as ideias erradas pre concebidas

Num comentário recente no blog um colega destacou a imprevisibilidade do Donald. Seria tática para obter concessões ou vantagens? Ou ele pensa assim mesmo? Ou seria distração da mídia com disse o guru Steve Bannon?
Isso que o Professor Pablo Ortellado diz e reproduzido no post Enquanto Isso, chega as raias do grotesco e com perdão das pessoas atingidas, hilário.
Esses decretos do Donald (lá se chama Ordens Executivas) restringindo políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nas Universidades tem um item que proíbe e manda retirar palavras, citações, arquivos das publicações que se referem a termos ligados a diversidade. Incluindo também o Pentágono.
Aí retiraram por exemplo um texto histórico que se referia ao famoso avião Enola Gay.
Como diria o zelador para os que estão chegando agora o Enola Gay foi o avião chamado Fortaleza Voadora o B- 29 da quadrimotor da Boeing feito na 2ª Guerra que levou a bomba Atômica até o Japão e a lançou em Hiroshima dando início a Era Nuclear.
Recebeu esse nome em homenagem a mãe de um dos oficiais da tripulação. Especula-se que seria a mãe do piloto, mas o nome dele nunca foi divulgado. Naquela época o termo Gay era usado também para designar uma pessoa alegre. Ou como vimos um nome próprio. Pois é......
https://www.gettyimages.com.br/detail/foto-jornalística/colonel-paul-w-tibbets-stands-next-to-the-boeing-b-foto-jornalística/515582550?adppopup=true
Observador de Cena


Anônimo disse...

Coisas para esquerdistas...kkkkk

Anônimo disse...

Tem maluco de esquerda q jamais passou por uma e nem ligou🤔