Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

MOÇA BONITA



María Luisa Paredes Bartolomé, simplesmente MarisaParedes, renomada atriz espanhola de cinema, teatro e televisão, tomou o barco ontem, terça-feira 17 aos 78 anos. Famosa por atuar em obras do conceituado diretor Pedro Almodóvar, entre elas os clássicos "Maus Hábitos" (1983), "De Salto Alto" (1991) e "A Flor do Meu Segredo" (1995).

A artista fez sua estreia aos 14 anos. Marisa recebeu o prêmio Goya pelo conjunto de sua carreira em 2018.

Em 1999, Marisa Paredes protagonizou, ao lado de Cecilia Roth, "Tudo Sobre Minha Mãe", no qual ela interpreta a personagem Huma Rojo. O longa-metragem rendeu a Pedro Almodóvar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na premiação de 2000.

Com a morte de Marisa Paredes, outro aspecto da vida da atriz foi relembrado por portais e internautas: a dedicação da atriz à causa das artes e, em específico, ao cinema, e como ela usou tais plataformas para lutar contra o assombro do fascismo.

Nas redes sociais, viralizou um vídeo em que Marisa Paredes discursa em um evento organizado pelo Sumar (coalizão com partidos de esquerda espanhóis) e ataca a ascensão da extrema direita, representada pelo Vox, e o perigo das liberdades serem novamente cassadas por grupos com inclinações fascistas.

Manchete do jornal El País: O mundo da cultura e da política despede-se de Marisa Paredes. Uma lenda desapareceu.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: