Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

YMCA - ESCLARECENDO



46 anos após sua publicação, YMCA by Village People voltou aos noticiários e às paradas.

Victor Willis, o cantor afro-americano que se veste de policial, afirmou que havia escrito a letra  refletindo as atividades divertidas que a juventude negra de Nova York poderia fazer na YMCA (Young Men's Christian Association), como basquete e natação. Lembrando também que o nome do grupo “refere-se ao bairro nova-iorquino de Greenwich Village, uma área chave para o movimento de libertação Queer (é o termo que diz respeito a quem não se identifica e não se rotula em nenhum gênero). Declarou certa vez, sobre sua intenção de processar quem disser que a música é um hino gay. 

Em tempo, Willis é heterosexual. Os dois membros assumidamente são o cowboy Randy Jones e o índio Felipe Rose.

A canção foi tão popular que, entre 1978 e 1979, alcançou o primeiro lugar em 15 países e vendeu 12 milhões de singles. A própria YMCA tentou processar o grupo por violação de marca, mas os responsáveis ​​finalmente chegaram a um acordo com os compositores e acabaram manifestando orgulho em considerar a canção uma homenagem à organização. 

O fato é que a música, e a dancinha em questão, passaram a ser acompanhamento regular das grandes competições esportivas. O momento mais notável ocorreu quando foi utilizado pelos próprios New York Yankees em seus jogos de beisebol. 

Também foi usado em um anúncio da Pepsi em 1997, como música de despertar para a tripulação de um ônibus espacial da NASA em 2000, e em 2008 deteve o recorde do Guinness para o maior número de pessoas dançando uma música (44.000 espectadores em uníssono, durante sua atuação no intervalo do Sun Bowl de futebol americano). 

Na véspera de Ano Novo de 2019, o grupo cantou na Times Square, em Nova York, e mais uma vez bateu o próprio recorde.

Igualmente surpreendente é o enorme sucesso que a canção teve entre a comunidade judaica. Segundo Roger Bennett, coautor do livro Bar Mitzvah Disco, “YMCA é a música mais importante para entrar na religião judaica depois da tradicional canção hebraica Hava Nagila.

Daí, até a utilização por Donald Trump para encerrar seus comícios para a reeleição de 2020, Na sua campanha deste ano, Trump não só a trouxe de volta, como até inventou a sua própria dança.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: