Depois de passar pela China, o governador está no Azerbaijão participando da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29).
A viagem de Zema à Ásia e à Europa, foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) com o objetivo de atrair investidores para o Estado, pode gerar frutos, principalmente para os setores de energia renovável e automobilístico.
Ainda sem detalhes, Zema se reuniu com representantes de uma fabricante de baterias. Disse o governador: "Nosso grande desejo é que essa indústria se instale em Minas Gerais, já que temos a principal matéria-prima, que é o lítio, e também o nióbio".
Outra informação confirmada por Zema é que a empresa chinesa Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG), que produz máquinas pesadas e guindastes em Pouso Alegre, também deve fabricar caminhões 100% elétricos no Estado.
Registre-se o Memorando de Entendimento (MoU) assinado com a empresa FTXT (GWM Hydrogen), subsidiária da Great Wall Motors (GWM) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) visando à transferência e ao intercâmbio de tecnologias associadas ao hidrogênio verde como fonte de energia limpa, principalmente em veículos e caminhões fabricados pela própria Great Wall Motors".
De acordo com o projeto, os caminhões da FTXT serão abastecidos no Centro de Hidrogênio Verde da Unifei e irão fazer, de maneira experimental, uma rota sustentável de transporte entre Itajubá e São Paulo (SP). O MoU tem validade de 12 meses, renováveis por mais 60, e prevê a cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento para os veículos.
O governador aproveitou para destacar que a China é o maior parceiro comercial de Minas Gerais e assegurou que há multinacionais originárias do país asiático interessadas em se instalar no Estado.
Viver é Perigoso.
2 comentários:
Mas o zema não é da direita. Tratando assim com os "comunistas". Sei não...
Viajando...viajando...
Postar um comentário