Translate

terça-feira, 12 de novembro de 2024

PRESBITERIANISMO EM ITAJUBÁ

O primeiro pregador protestante em Itajubá, foi o Reverendo Modesto Perestrello Barros de Carvalhosa. Aconteceu em julho de 1873, quando fez conferências sobre os ensinamentos da Reforma Luterana.

Modesto Carvalhosa, natural da Ilha da Madeira, veio para o Rio de Janeiro em 1854. Estudava no Colégio Santa Cruz. Com o falecimento do pai, foi trabalhar em São Paulo. Na Igreja presbiteriana organizada em São Paulo em 1865, Modesto foi recebido por profissão de fé e batismo em 1866, pelo Reverendo Alexander Latimer Blackford.

Incentivado por Blackford foi estudar no Seminário Primitivo, no Rio de Janeiro, fundado pelo Reverendo Simonton, ordenando-se pastor em 1871.

Em 1882, o pastor Eduardo Carlos Pereira, fez uma série de pregações, nos dias 11, 12 e 13 daquele ano. Escreveu o pastor Eduardo:

"Mais uma vez o sensato, generoso e ilustrado público de Itajubá deu de si exuberante prova de que respeita a liberdade de consciência. Mostrou que na sua inabalável crença de acordo com a religião de seus antepassados jamais receia a conversão e a perturbações de suas conciências. Fato honroso a civilização dessa cidade e o gênio hospitaleiro de seus habitantes. Nas três conferências apresentadas na Câmara Municipal, esteve sempre presente um auditório ilustrado, nemerosíssimo a par de muitos das Exmas famílias dessa cidade."

A 1ª Igreja Presbiteriana de Itajubá foi organizada em 30 de março de 1934.

Viver é Perigoso


Um comentário:

Anônimo disse...

Lembrando de Mario Licio e dna Blanche...Grande Dewel, é o tempo....ahfg