Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2024

O PREFEITO ESCRITOR



Prefeitura Municipal de Palmeiras dos Índios - 11/01/1930

2º Relatório ao Governador do Estado de Alagoas

Sr. Governador

Esta exposição é talvez desnecessária. O balanço que remeto a V.Exa. mostra bem o que foi gasto em 1929 o dinheiro da Prefeitura Municipal de Palmeiras dos Índios.

Extingui favores largamente concedidos a pessoas que não precIsavam deles e pus termo às extorções que afligiam os matutos de pequeno valor, ordinariamente raspados, escorchados, esbugrados pelos exatores.

Instituiram-se escolas em três aldeias. Presumo que esses estabelecimentos são de eficiência contestável. As aspirantes a professoras revelaram, com admirável unanimidade, uma lastimosa ignorância. Escolhidas algumas delas, as escolas entraram a funcionar regularmente, como as outras. Não creio que os alunos aprendam ali grande coisa. Obterão, contudo, a habilidade precisa para ler jornais e almanaques, discutir política e decorar sonetos, passatempos acessíveis a quase todos os roceiros.

Não pretendo levar ao público a ideia de que meus empreendimentos tenham vulto. Sei perfeitamente que são miuçalhas. Mas afinal existem. E, comparados a outros ainda menores, demonstram que aqui pelo interior podem tentar-se coisa um pouco diferentes dessas invisíveis sem grande esforço de imaginação ou microscópio.

Bons Companheiros - Já estou convencido. Não fui eu, primeiramente porque o dinheiro despendido era do povo, em segundo lugar porque tornaram fácil a minha tarefa uns pobres homens que se esfalfam para não perder salários miseráveis. Quase tudo foi feito por eles. Eu apenas teria tido o mérito de esscolhê-los e vigia-los, se nisto houvesse mérito.

Graciliano Ramos

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: