Translate

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

CÓDIGO DE CONDUTA



Sobre o desempenho do STF e o caso Master, em entrevista para OESP, o Doutor em Direito, Ives Gandra, hoje com 90 anos, falou da importância de questionar, gritar, exigir a transparência.

"Tem uma história que eu gosto de contar: O comandante de um voo chega com óculos escuro e braços dados com a aeromoça. O passageiro pergunta o motivo e descobe que o piloto é cego. Mas dizem que é o melhor comandante. Chega o copiloto, da mesma forma, também cego, mas dizem que é o melhor copiloto. Todos ficam em pânico.O avião é taxiado até a cabeceira da pista, começa a tremer e de repente aquela gritaria e, finalmente, o avião levanta voo. O piloto, que é um filósofo, vira para o copiloto e diz: "no dia que eles não gritarem, eu não sei o que vai ser de nós". Nós temos que gritar.

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Já nos calaram faz tempo...

Anônimo disse...

Ives Gandra da Silva Martins prof. emérito da Univ. Mackenzie e eminente jurista e líder de escritório familiar conceituado.
Esta senhor fala certo na maioria das vezes, como agora no post Código de Conduta
Mas tempos atrás na era do Jair, do qual é admirador, se meteu a interpretar o Art 142 da CF que define o papel das Forças Armadas. Na sua sustentação dizia que às Forças cabia um papel de Poder Moderador. Seriam então quatro poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Forças Armadas como moderador entre os outros três. Tese que os jairsistas já conspiradores na época adoraram.
Com todo respeito ao Sr. Nonagenário a tese é uma aberração jurídica. Na época o hoje insuspeito Ministro Fux sustentou: "A chefia das Forças Armadas é poder limitado, excluindo-se qualquer interpretação que permita sua utilização para indevidas intromissões no independente funcionamento dos outros Poderes, relacionando-se a autoridade sobre as Forças Armadas às competências materiais atribuídas pela Constituição ao presidente da República".
Abs.
Causídico Jurássico

Anônimo disse...

Pois é...mas o chefe das forças armadas é o presidente chefe do poder executivo..simples.